Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Quando a Nissan anunciou em fevereiro que iria disputar as 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais importante e tradicionais do automobilismo mundial, com o exótico protótipo DeltaWing que traz formas nunca vistas por um automóvel, muita gente achou que se tratava de uma piada. Porém a cada dia que passa a marca japonesa deixa claro que o seu projeto é bem sério. Nessa semana o bólido de visual exótico e radical inspirado em como o próprio nome diz uma “asa delta”, realizou mais uma fase de testes em um circuito na Inglaterra, Snetterton.
O protótipo que foi apelidado de batmóvel pela imprensa, tem metade do peso, (assim como o motor, e arrasto aerodinâmico) de um protótipo convencional de Le Mans, conhecidos como protótipos LMP1. O modelo irá correr pela equipe Highcroft Racing do ex-piloto americano Duncan Dayton.
O DeltaWing é impulsionado por um motor 1.6L turbo, com injeção direta capaz de desenvolver 300 CV de potência, preparado pela própria Nissan. O modelo não é muito potente, porém isso é compensado pelo seu baixíssimo peso, ele irá pesar apenas 475 kg, 425 quilos a menos do que o Audi R18 TDi, o vencedor da edição passada da prova em Le Mans.
Um dos destaques do DeltaWing além da aerodinâmica toda inédita, são os pneus dianteiros, tendo apenas 4.5 polegadas de largura, são dois pneus extremamente finos.
Marcada para os dias 16 e 17 de junho, a edição 2012 das 24 Horas de Le Mans promete bastante. Além da Nissan, Audi e Toyota também irão marcar presença. A vencedora de 2011 irá correr com um protótipo híbrido com tração integral e motor diesel. Já a Toyota está de volta a Le Mans com um LMP1 híbrido com mais de 500 CV.
No vídeo abaixo o DeltaWing mostra que é bem rápido e que sabe fazer curva apesar da dianteira com pneus bastante finos e próximos: