Quando você pensa que já viu de tudo no mundo dos carros tuning, sempre algo de novo e exótico acaba te surpreendendo. Dessa vez a responsável pela excentricidade foi a alemã G-Tech, a empresa que já havia apresentado outros pacotes de performance para o Fiat 500, resolveu agora ir além e criar uma versão com até 350 cv do modelo, além de pesadas mudanças estruturais como o teto mais baixo. Confira…
A primeira vista é impossível não reparar no formato do teto do Cinquecento Sportster da G-Tech. Para deixar o carro mais aerodinâmico, a teto foi rebaixado em cerca de 14 cm, o pessoal da preparadora cortou e encurtou as colunas do carro. A aparência arrojada é reforçada pela nova grade dianteira, que traz tomadas de ar maiores para ajudar na refrigeração do motor, há ainda um novo spoiler traseiro, saias laterais, e rodas aro 17 calçadas por pneus especiais desenvolvidos para carros de corrida.
Serão três tipos de motores, dois deles homologados para as ruas e uma terceira opção indicada apenas para as pistas, a versão básica se é que se pode dizer, traz 230 cv extraídos do motor 1.4 multiair que originalmente desenvolve de 140 cv a 180 cv dependendo da configuração, já a segunda opção da G-Tech desenvolve 300 cv graças a instalação de um novo sistema de escapamento G-Tech INOX Le Mans, de inox de alta performance, com válvulas controladas eletronicamente.
Já a terceira opção de motor, chamada pela preparadora de versão ‘R”, traz este motor 1.4 MultiAir com cilindrada aumentada, passada para 2.0 litros, com isto são obtidos 350 cv de potência, já o torque subiu de 24.3 kgfm passou para 33.2 kgfm.
Além disso o carro também ganhou modificações no sistema de suspensão, os freios que ganharam novos discos maiores e mais eficientes, enquanto a caixa de câmbio agora conta com dupla embreagem, que permite que se perca menos tempo durante as trocas.
Inicialmente a ideia da G-Tech, era fazer um carro de competição, por isso os bancos traseiros foram retirados, e os bancos dianteiros, foram reposicionados, eles são mais baixos, do tipo de competição, o que baixou o centro de gravidade do carro. O peso do G-Tech Abarth Sportster é de apenas 1.050 kg.
Por questões de segurança, a G-Tech recomenda que última versão tunada com 350 cv do Abarth seja usada apenas em pistas de corridas ou em competições fechadas. Porém quem quiser rodar com o modelo nas ruas, pode se contentar com as versões de uso civil de 300 e 260 CV de potência.