A Seat continua renovando sua linha na Europa, depois de lançar no início do ano, a nova geração do Ibiza e na semana passada o sedan Toledo, a marca revelou oficialmente nesta segunda, o Novo Seat Leon. Inteiramente renovando, o hatch ganhou um design muito mais moderno e elegante, além de motores mais econômicos e um interior repleto de novos equipamentos de série.
Em matéria de design, o Novo Leon representa um salto e tanto em relação a geração passada lançada em 2005, a carroceria conta com linhas arrojadas e imponentes, o grande destaque é a dianteira que incorpora uma nova identidade visual, trazendo faróis super modernos, com traços retos, uma ousada disposição de luzes internas e lâmpadas de LEDS.
O conjunto de grade, para-choque e capô também é novo, nas laterais os vincos do Seat Leon foram ressaltados, as janelas também foram redesenhadas. A coluna lateral traseira ficou maior e mais encorpada e o restante da traseira também é totalmente novo, as lanternas ficaram bem mais modernas e trazem luzes LEDS, a tampa do porta-malas ganhou recortes mais robustos.
Confira na foto acima como era o Seat Leon até então e compare com o modelo novo nas fotos.
O Leon 2013 é construído sobre a plataforma MQB, a mais nova da VW e que estará presente em mais metade dos futuros lançamentos da marca, além dos carros da Seat e da Skoda, graças a essa nova plataforma o carro que mede 4.26 mm, o Seat Leon 2013 é 90 kg mais leve que o da antiga geração.
Além de belo o Leon também é econômico, um dos principais atributos do novo hatch é o seu baixo consumo de combustível, inicialmente ele estará disponível com motores a diesel. A versão mais eficiente do Leon tem um consumo incrivelmente baixo, equipado com um motor 1.6 TDI (turbodiesel) de 105 CV de potência, ele pode fazer até 25 km por litro. Há ainda o bloco 2.0 TDI com 150 CV de potência.
Apenas a partir do próximo ano, o hatch espanhol também estará disponível com motores a gasolina. Ao todo serão quatro opções: 1.2 TSI (de 86 CV ou 105 CV), 1.4 TSI (122 CV) e a top de linha 1.8 TSI (180 CV). O novo Seat Leon terá três opções de transmissão, manual de seis velocidades ou automatizada DSG (dupla embreagem de seis ou sete velocidades).
Como é de praxe nos carros da marca espanhola, o Novo Leon tem um interior totalmente novo, porém ainda sóbrio e com desenho conservador, na versão top de linha FR vem equipada com bancos esportivos com apoio laterais e volante de base achatada. O destaque fica para o conjunto de equipamentos de série que ganhou uma série de novos itens, entre os principais itens estão um central multimídia com tela LCD de 5.8 polegadas com GPS integrado (que pode exibir mapas em 3D) e comando de voz, subwoofer com oito alto falantes, câmera e sensores de ré, teto solar eletrônico, além de equipamentos de segurança como sensores de aviso de mudança de faixa, freios ABS + EBD e controle de estabilidade.
A apresentação oficial do novo Seat Leon 2013 ocorre em outubro durante o Salão de Paris, as vendas deve começar ainda em 2012. Entre os seus rivais estão modelos, como Ford Focus, Peugeot 308, Renault Megane, Hyundai i30, Opel Astra, além do primo VW Golf.
Acima a versão top de linha do Leon, a FR, ela conta com uma roupagem mais esportiva