Clique na imagem para ampliar
A Mercedes aproveitou o Proconve P7, que entrou em vigor no começo desse ano, para renovar toda a sua linha de caminhões no Brasil, um dos modelos que ganhou atualizações foi o Atego. Em sua linha 2012 o caminhão ganhou uma série de melhorias, tanto visuais, quanto mecânicas, além de novos motores e versões.
Um dos destaques da linha 2012 do Atego é o seu visual que recebeu um estilo mais bonito e moderno, a principal mudança esta na nova grade, que foi inspirada no top de linha Mercedes Actros, o desenho da grade agora acompanha o para-choque, que também é novo, adotando um desenho mais atual, assim como os faróis que ficaram um pouco mais agressivo. Continuando as mudanças as portas também são novas, assim como o para sol.
Outra novidades são os motores do Atego 2012, para atender a legislação do PROCONVE P-7, os propulsores foram equipados com a tecnologia BlueTec, que de acordo com a Mercedes reduziu o consumo de combustível em até 6 %.
Além de ter ficado mais econômico, a linha de motores do Mercedes Atego tiveram sua potência e torque elevados, nas versões mais básicas (1419 e 1719), o modelo é equipado com um bloco OM924 LA de 185 CV de potência e 71 kgfm de torque. Já as versões maiores, contam com um propulsor OM 926 LA que desenvolve 256 CV de força e 92 kgfm de torque, isso nas versões 1726 e 2426 6X2, este mesmo motor entrega até 286 cavalos nas configurações 1729 e 2429 6X2 . Essa duas últimas versões que são as top de linha do Atego, contam com um câmbio manual de 9 velocidades , já as demais trazem uma transmissão manual de seis velocidades.
Um dos maiores destaque do Mercedes Atego, continua sendo sua versatilidade, as seis versões do Mercedes foram projetadas para atender diversos tipos de clientes, desde pequenos atacadistas que buscam um modelo para o transporte de bebidas ou eletrodomésticos em trechos urbanos, até grandes empresas, varejistas e transportadoras, que procuram um caminhão peso pesado para o transporte rodoviário de longa distância. A linha Atego é formada pelo médio 1419 e os semipesados 1719, 1726, 2426 e 2429 (veja abaixo a tabela de motores, potências, PBT e entre-eixos). Dependendo da versão há até três opções de entre eixos e quatro de cabines: simples, estendida, leito, além da inédita opção de leito com teto alto.
Interior do novo Mercedes Atego
Por fim outra novidade da linha 2012 do Atego é o interior, que ficou mais confortável e moderno, o painel de instrumentos recebeu um desenho mais leve e de leitura mais simples, os tecidos dos bancos também são novos e de qualidade melhor, destaque ainda para a alavanca do freio de mão que agora está posicionada no painel, o caminhão também ganhou novos porta objetos no painel.
O Atego conta com freio motor TopBrake, que melhora a frenagem do caminhão, além de aumentar a vida útil dos componentes do sistema de freio e dos pneus. O caminhão pode vir opcionalmente com ar-condicionado.
O modelo também ganhou novos equipamentos de conforto e segurança, um dos destaque são os freios ABS, que serão oferecidos como item opcional.
Confira abaixo os preços da linha 2012 do Mercedes Atego:
Atego 1419 (E5) R$ 158.650
Atego 1719 (E5) R$ 179.200
Atego 1726 (E5) R$ 187.500
Atego 1729 S (E5) R$ 213.020
Atego 2426 6×2 (E5) R$ 220.000
Atego 2429 6×2 (E5) R$ 222.5200