Há um mês atrás a Toyota divulgava que o seu primeiro carro popular nacional custaria a partir dos R$ 35.000, claro um valor bem acima deste patamar de mercado, com várias criticas e pouca repercussão por parte do publico, a Toyota voltou atrás e lança agora oficialmente o Etios, com preços a partir de interessantes R$ 29.990. Interessante porque o hatch popular da Toyota desde a versão de entrada, conta com motor 1.3 flex que desenvolve 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol. Já as versões mais caras e a Sedan traz um bloco 1.5. Confira todos os detalhes sobre o Toyota Etios…
Acima o Etios X, ela parte de R$ 33.490
Versões, equipamentos e preços…
Apesar do preço baixo da versão mais básica (R$ 29.990), o Etios vem pouco equipado nessa versão, deixando de lado itens muito apreciados pelos consumidores brasileiros, como direção hidráulica, além de travas e vidros elétricos, ou seja é bem básica mesmo a exceção é o airbag duplo oferecido de série. O Etios começa a ficar um pouco mais interessante somente a partir de R$ 33.490, na versão X, que agrega direção elétrica, freios com ABS + EBD, coluna de direção com regulagem de altura, grade dianteira pintada na cor da carroceria, aerofólio, e desembaçador e limpador. Porém ainda fica devendo itens básicos para os dias de hoje como vidros elétricos e travas elétricas. O ar-condicionado é oferecido como opcional para esta versão, e sai por R$ 2.700.
Infelizmente esses itens só estão disponível na versão XS, que custa não tão baratos R$ 38.790, além dos itens das configurações citadas acima, vem com travas e vidros elétricos, ar-condicionado, sistema de som com CD Player e entrada USB, além de maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo.
XLS, essa é a versão top de linha do Etios, sai por salgados R$ 42.790, e é a única versão do hatch a contar com motor 1.5, ela além dos itens das versões mais baratas, vem com rodas de alumínio aro 15, faróis de neblina, detalhes cromados na carroceria, alarme, chave com telecomando, para abertura e fechamentos das portas, abertura elétrica do porta-malas.
Etios Sedan…
O Toyota Etios Sedan, conta apenas com motor 1.5, e parte de R$ 36.190 na versão mais básica X os equipamentos são os mesmo da configuração hatch, ou 1.5 X com ar-condicionado (R$ 38,890), 1.5 XS que sai por R$ 41.490 e 1.5 XLS que custa R$ 44.490.
Motores…
Os motores do Etios ambos são flex e possuem 16 válvulas, o 1.3 desenvolve 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, já o 1.5 desenvolve 92 cv e 96.5 cv com etanol. O motor 1.3 possui torque de 11.9 kgfm rodando com gasolina, ou 12.8 kgfm com etanol, ambos obtidos a 3.100 rpm.
Já o bloco 1.5 conta com torque de 13.9 kgfm, tanto com álcool quanto com gasolina, e obtidos também a 3.100 giros. Em todas as versões o câmbio é manual de 5 marchas, e por enquanto não haverá opção de câmbio automático.
Acima a versão top de linha do Etios hatch a XLS ela parte de R$ 42.790
Consumo…
De acordo dados divulgados pela Toyota o Etios hatch 1.3 faz na cidade 8.5 km/l com álcool e 12.5 km/l com gasolina, já na estrada as marcas são 9km/l com álcool e 13 km/l. Já o Etios Hatch 1.5, faz na cidade 8.5 km/l com etanol e 12.4 km/l com gasolina. Enquanto na estrada o consumo desta versão é de 8.9 km/l ou 13.4 km/l álcool e gasolina respectivamente. O Etios sedan faz 8.4 km/l no etanol e 11.9km/l com gasolina na cidade. Rodando na estrada o sedan faz 9.3 e 14 km/l com álcool e gasolina respectivamente.
Interior…
O interior do Etios também é diferente dos padrões, o acabamento é razoável, com materiais de acordo com o padrão dos carros desta categoria, porém os bancos poderiam ser mais refinados, e o plástico do painel é muito simples, e possui cores mais claras, não muito apreciado pelos clientes brasileiros. Outro ponto polêmico é o futurista painel com mostradores central, o painel de instrumento fica ao centro e possuem mostradores de visualização complicada, e que deve fazer o motorista demorar um pouco pra se acostumar, principalmente com o visual do velocímetro (foto abaixo).
Acima o diferente e polêmico painel de instrumentos do Etios
Medidas e espaço interno…
O espaço interno é amplo para um carro desta categoria, o Etios hatch mede 3.78m é um dos maiores entre os seus concorrentes, o seu entre-eixos mede 2.46 m, o que garante um bom espaço interno principalmente no banco traseiro. O porta malas do Etios hatch acomoda tímidos 270 litros, menos que os concorrentes, o Gol por exemplo tem 285 litros.
Já o Etios Sedan tem medidas bem mais generosas que o hatch, ele possui 4.26 metros de comprimento, e a distância entre-eixos é 9 cm mais longa em comparação com o hatch, totalizando 2.55 metros. Outro destaque do Etios Sedan é seu generoso porta malas, que segundo a Toyota pode acomodar até 562 litros, é o maior da categoria. O VW Voyage, por exemplo, acomoda 480 litros.
Visual…
Bem não precisamos dizer que o apelo visual não é o forte do Etios, o modelo que foi concebido para os países em desenvolvimento, como Índia e Brasil, traz linhas equilibradas, porém sem muito bom gosto, ou soluções ousadas de estilo. O Etios não foi feito para ser bonito, mas para oferecer um bom custo/benefício aos seus donos, receita parecida com o Renault Logan, que alias lembra um pouco em estilo o Etios.
Nas lojas…
O Toyota Etios, chega as revendas da Toyota em todo o Brasil, no final do mês de setembro, o carro será produzido na nova fábrica da Toyota em Sorocaba, com produção anual de até 70 mil carros por ano.
Preços:
Confira abaixo os preços da Toyota Etios no Brasil:
Toyota Etios Hatch 1.3 – R$ 29.990
Toyota Etios Hatch 1.3 X com Ar Condicionado – R$ 36.190
Toyota Etios Hatch 1.3 X – R$ 33.490
Toyota Etios Hatch 1.5 XS – R$ 38.790
Toyota Etios Hatch 1.5 XLS – R$ 42.790
Toyota Etios Sedan 1.5 – R$ 36.190
Toyota Etios Sedan 1.5 X – R$ 38.890
Toyota Etios Sedan 1.5 XS – R$ 41.490
Toyota Etios Sedan 1.5 XLS – R$ 44.690
Respostas de 11
Retificando o valor acima, o Etios custou 35.000,00
Comprei o Etios 1.3 XS por 15.000 na SGA Niteroi. Simplesmente o carro é maravilhoso.
Em pensar que ainda fiquei na duvida entre o fox (sem audio e pintura solida) e sandero 1.0
Só quem dirige o carro percebe o quanto ele é bom, com visual atraente pois chama atenção pelas ruas e com o desempenho de um motor 1.3 porém com uma economia de um motor 1.0
como no Brasil a uma grande diversidade de cor credo raça e óbvio que opiniões também haveria e gostei do carro fiz o teste e comprei. quanto velos e conta giro para eu, não tem a menor importância, onde fica ou se mesmo os tenha. simplesmente, colocaria ali no lugar tradicional um gps bacana e fim. estou adorando.
olha tenho un effa m100 mas gostei dese etios eu acho que vou comprar un desse
Boa noite, olá Srs. eu tinha a intensão de comprar um etios mas quando tive conhecimento do painel de instrumentos, centralizado não quero mais.
Ademar
Gente esses carros sao realmente feios, eles sao lancamentos e ja tem cara de modelos ultrapassados em design. Gol, Palio, Siena e etc ganaham de lavada desses carrinhos, eu esperava mais da Toyota.
prefiro o meu sonic ltz top de linha sedam
Nossa gente que carro ridiculo por 30 mil reais um lixo de carro que os mostradores são no meio para economizar até na mudança de lado de direção o design que já parece velho
ELE FICOU MUITO LINDO MAS PENA ETIOS VOCÊ TEM FUTUROS RIVAIS COMO ONIX,HB20,208,SANDERO,C1 QUE PODE VIR,ETC.
Também gostei do carro, o problema é esses preço, se custasse uns R$ 20,000. R$25,000 ia ser um sucesso de vendas, agora R$ 36,000 em um sedan sem direção não dá, nessa faixa ter muito mais equipado.
Gostei. O sedan ficou muito bonito. Compraria!