Além de máquinas dos sonhos, como o super conceito Onyx e o Peugeot RCZ-R, a Peugeot também apresentou no Salão de Paris algumas novidades mais racionais e acessíveis, o principal deles é o sedan compacto 301. Previsto para estrear no Brasil em 2013 o modelo usa a mesma plataforma 208 e chega para substituir o já ultrapassado 207 Passion.
O 301 é um dos lançamentos mais importantes da Peugeot nos últimos anos, com o sedan a marca espera ganhar mercados emergentes, como Rússia, Turquia e Brasil por exemplo. Com isso a marca espera ficar menos dependentes do países da Europa Ocidental, que como todo mundo sabe estão em crise há vários anos.
Para fazer sucesso o 301 da marca francesa, aposta em um design moderno, que incorpora o novo padrão de estilo da Peugeot, aliado com preço competitivo, e um generoso espaço interno e um porta-malas idem.
Embora seja um modelo de baixo custo, o 301 tem porte de sedan médio, seu comprimento é de 4.4 metros, enquanto o entre-eixos de 2.65 mm praticamente o mesmo tamanho de modelos como Honda Civic (2.66 mm) e Chevrolet Cruze (2.68 mm). Já o porta-malas é de malas é de 500 Litros, mas do que modelos como Toyota Corolla, Honda Civic e Hyundai Elantra por exemplo.
O interior do 301 traz uma arquitetura moderna, além de um bom conjunto de equipamentos de série
O acabamento do 301 é bastante interessante, apesar de não ter exageros e luxo, o painel conta com uma aparência moderna, e tudo parece ser muito bem encaixado e detalhado os materiais usados nos revestimentos também são de boa qualidade. Além de espaçoso, o Peugeot também é bem equipado, nas versões mais caras , ele contará com itens como rádio CD/player com MP3, Bluetooth, sensores de estacionamento. Além de uma boa lista de equipamentos de segurança, como airbags frontais e laterais e freios ABS.
O primeiro mercado a conhecer o lançamento da Peugeot será a Turquia, por lá as vendas começam em novembro. Já no mercado brasileiro o lançamento deve acontecer possivelmente no fim de 2013 ou no mais tardar início de 2014, assim como o hatch 208 (que chega às ruas brasileiras já nos primeiros meses do próximo ano) o 301 será produzido na fábrica de Porto Real RJ.
O 301 será oferecido com a nova geração de motores três cilindros da Peugeot, que estrearam no ano passado com o 208, a versão de entrada conta com um bloco 1.2 VTi de apenas 70 CV e dependendo do mercado estará disponível com câmbio manual ou automático.
Já as versões mais caras vem com motor 1.6L HDi (diesel) de 91 CV manual ou 1.6 VTi a gasolina com 114 CV, manual de seis marchas ou automático.
No Brasil o 301 deve ter motor 1.6 flex de 122 cv usado pelos carros da Citroën, e mais no futuro também haver deve haver a opção do moderno motor 1.2 THP com potência em torno dos 100 cv.
No Brasil a aposta da Peugeot terá como missão bater de frente com modelo como Chevrolet Cobalt, Fiat Gran Siena, Volkswagen Voyage Nissan Versa, Toyota Etios e Hyundai HB20 Sedan. Possivelmente a faixa de preços devem ficar entre R$ 35.000 a R$ 45.000
Uma resposta
ELE FICOU MUITO LINDO MAS ACHO QUE A PEUGEOT DEVIA FAZER O 208 SEDAN