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A Honda XRE foi lançada no Brasil em 2009, com a missão de substituir a To ado 250 e a Falcon 400, a XRE 300 é uma legitima moto aventureira, com vocação para andar tanto no asfalto quanto na terra. Para a linha 2012 a XRE traz como novidades 3 novas opções de cores, azul metálica, verde metálica e vermelha metálica. O preço sugerido da Honda XRE 300 2012 é de R$12.890, ou R$15.390 para a versão equipada com freios C-ABS.
Visualmente o estilo da XRE 300 é único e divide opiniões, na dianteira o desenho é bastante agressivo, com para-lama alto e avançado, com acabamento em preto texturizado, mais resistente a riscos, este mesmo material envolve também o farol, as formas do tanque acompanham os vincos ousados da dianteira. Porém apesar de bonito, muitos usuários não aprovam a solução de design da Honda em colocar o faról e o painel fixos, ou seja, eles não viram junto com o garfo, assim como acontece na maioria das motos.
A XRE 300 2012 conta com motor DOCH de 291.6 cc, monocilíndrico, quatro tempos, com refrigeração a ar e injeção eletrônica PGM-FI, este motor é a gasolina e desenvolve 26.1 cv de potência a 7.500 rpm, seu torque máximo é de 2.81 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas e a partida é elétrica. O tanque de combustível da XRE possui 12.4 litros, sendo 2.3 litros de reserva.
Como é uma moto trail de uso misto – estrada e cidade, a Honda XRE 300 conta com uma boa posição de pilotagem, oferecendo conforto ao piloto, outro ponto positivo é o banco em dois níveis (repare na foto acima), que permite um encaixe melhor das pe as com relação ao tanque de combustível, além de conferir mais conforto em viagens longas, destaque ainda para o bom espaço para bagagens na rabeta.
A suspensão traseira é do tipo mono amortecida Pro-link em alumínio, já na dianteira a suspensão é de tipo garfo telescópio de longo curso, apesar de ter características off-road, este conjunto foi desenvolvido para dar mais conforto no asfalto do que valentia para o fora de estrada, já que a grande maioria dos compradores da XRE não chegam a andar com a moto fora do asfalto.
O painel da Honda XRE 300 é bastante completo, sendo totalmente digital, é instalado na carenagem dianteira e não no guidão como em outras motos, possui marcador do nível de combustível, tacômetro, velocímetro, relógio, hodômetro total e parcial, além das luzes espia, piscas, indicador de problemas com a injeção, farol alto e indicador de ponto morto.
O sistema de freios da Honda XRE 300 é composto por disco único dianteiro de 256 mm, mordido por pinça de pistão duplo, enquanto o freio traseiro também é a disco, porém tem um disco menor de 220 mm de diâmetro com pistão simples. Opcionalmente, a Honda oferece o conhecido sistema C-ABS, que combina o tradicional freio ABS com o sistema Combined Brake System, que através de sensores de velocidade controlam e dosam o acionamento do freio dianteiro quando o freio traseiro é acionado, distribuindo assim a força entre a roda dianteira e traseira mesmo se o piloto apertar apenas o freio traseiro, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.
Acima a XRE 300 em sua nova cor azul metálico
A Honda XRE 300 2012 é encontrada nas revendas por R$ 12.890, ou R$ 15.390 na versão equipada com C-ABS, este valores não incluem despesas com frete e seguro e tem como base a região de São Paulo. A principal concorrente da XRE 300 é a Yamaha Lander XTZ 250, ela é quase R$ 2.000 mais barata, saindo por R$ 11.930, porém, a Lander traz visual mais simples, é menos confortável e conta com motor menos potente e de concepção mais antiga.