Escolher o carro mais descolado ou bonito da Volkswagen não é uma tarefa muito difícil, sem dúvida o posto fica com o Passat CC, ou melho VW CC. Lançado em 2008, esse coupé de quatro porta, baseado no Passat, empolga pelo belo visual fora do comum e pelo desempenho nervoso. No começo desse ano, ele ganhou na Europa uma nova geração, deixou de ser Passat CC para se tornar apenas Volkswagen CC, o desembarcando no Brasil agora no início de dezembro custando a bagatela de R$ 208.024.
Embora compartilhe a mesma base, o CC e o Passat Sedan tem características completamente diferente, enquanto o sedan gosta de passar despercebido pelas ruas e chega até a ser confundido com os seus irmãos menores como o Jetta, o sedan-coupe adora chamar a atenção por onde passa. Suas formas são bastante fluídas, esportivas e atraentes, em comparação com o Passat sedan.
Além da emancipação com o Passat, o CC também passou por uma renovação visual, a principal mudança é a nova grade dianteira que traz o padrão de estilo da VW, a peça é agora integrado ao faróis, que além de terem sido redesenhados ficando mais finos e arrojados, eles trazem lâmpadas de última geração e filetes de LEDs, o capô também é novo e traz novos vincos, assim como o para choque.
Nas laterais há um vinco mais marcante na linha de cintura do carro, claro o grande destaque é o teto curvo, assim como em um legítimo coupê de 2 portas.
A traseira também mudou, Apesar de sutis, as mudanças foram suficiente para mudar a personalidade do CC, ele ficou mais sóbrio, porém em compensação mais imponente e elegante.
Outro destaque são as belas rodas aro 19, calçadas por pneus esportivos medidas 235/35 ZR19, a suspensão também é modificada, para dar mais emoção e segurança na condução ela é 10 mm mais baixa em relação ao Passat normal.
Junto com o belo design, o principal apelo do CC é o seu desempenho de tirar o folego, alimentado por um motor V6 com 300 CV, isso mesmo 300 cv !! de potência, ele é de longe o carro mais veloz da VW, segundo dados de fábrica esse foguete alemão precisa de apenas 5.5 segundos para chegar aos 100 km/h, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente na marca dos 250 km/h, sem o limitador ele pode passar dos 270 km/h. Na pista o CC pode encarar de igual pra igual máquinas como Porsche Cayman, BMW Z4 e Audi TTS.
Outro destaque é a tração 4Motion, um sistema de tração 4×4 inteligente, patenteado pela Volkswagen, que distribui o torque para as quatro rodas de acordo com a necessidade, em condições normais de rodagem a tração é 90% para as rodas dianteiras e 10% para traseira. O câmbio é automatizado DSG dupla embreagem e seis velocidades.
Na Europa o CC também conta com versões mais mansas, entre elas com um motor 1.8 TSI de 160 CV, porém pelo menos por hora a VW não tem planos de trazer essas versões para o Brasil.
Do irmão Passat sedan, o CC herdou o luxo e conforto, é no interior que o coupé mais se assemelha com o Passat, a arquitetura é praticamente a mesma, porém em compensação o acabamento é mais sofisticado, ele combina materiais como alumínio escovado, couro e madeira – presente em algumas versões no painel e nas portas. A exclusividade fica para os bancos luxuosos esportivos com as laterais altas e revestimentos diferenciados, já a queixa fica o volante que é parecido com o de modelos como Fox e Jetta, apensar de trazer detalhes cromados e ser multi-funcional, é pouco esportivo, bem que em um carro com preço de BMW, poderia ter algo diferenciado.
Já quanto o pacote de equipamentos de série não há do que o reclamar, como era de esperar de um carro que custa mais de R$ 200.000 ele traz um lista de extensa de mimos e equipamentos de série. A tecnologia embarcada impressiona, entre os destaque estão o sistema Park Assist, capaz de estacionar o carro sozinho, o ACC, um piloto automático inteligente capaz de frear o veículo automaticamente quando é detectado um risco de acidente/colisão, podendo ainda manter uma distância segura do veículo que vai à frente. Há ainda um detector de fadiga do motorista, que analisa as resposta do motorista e alerta sobre a necessidade de descanso.
Espaço é que o também não falta no Volkswagen CC 2013, com um comprimento de 4.77 metros, ele acomoda com conforto todos os seus quatro ocupantes. O porta-malas também é igualmente generoso, são 532 Litros.
No Brasil o CC terá uma tarefa dupla, além de ser um lustre na imagem da VW no Brasil (uma espécie de show car nas revendas da marca), ele chega para ser uma opção mais acessível (sim mais acessível) em relação aos outros coupés de quatro portas do mercado, como o Audi A7 (que não sai por menos de R$ 370.000) e o igualmente luxuoso Mercedes CLS (que na versão mais barata custa R$ 309.900). E apesar de ser um VW este alemão de 300 cv tem muitas qualidades e seu preço está justo, pela nossa realidade de mercado.
Respostas de 3
Meu deus nao existe cupe de 4 portas, esse carro tem apenas uma variacao da carroceria seda, mas ainda assim e um 3 volumes, e de qualquer forma so fato de caber pessoas no banco de tras ja o desqualifica como um cupe imagine com 4 portas.
Eles estão achando 200.000,00 reais um preço justo, comédia!!!! rs….
Que lindooooooo!! e melhoro bastante , parabéns Volkswagen.