A beira da falência e praticamente irrelevante no mercado americano a Lincoln, divisão de luxo da Ford, só teve uma opção em 2012, se reinventar completamente. Após receber $ 1 bilhão de dólares em investimentos da Ford a marca passou por um verdadeira revolução, principalmente em termos de design. O primeiro modelo dessa nova era foi o sedan top de linha MKZ, lançado em meados de 2012 o sedan causou impacto nas ruas e vem dando a trabalho a concorrência. Agora a marca vai levar para o Salão de Detroit, que começa nessa semana, o segundo modelo dessa nova linhagem o MKC, com um design de tirar o fôlego, o protótipo ganhará uma versão de produção em 2014 e promete se tornar referência em luxo e design entre os SUVs compactos.
Assim como a rivais a Lincoln resolveu investir em SUVs menores e mais luxuosos
Os tempos em que os carros da Lincoln não passavam de modelos da Ford com grade e rodas diferenciadas e um interior mais luxuoso definitivamente ficou no passado. O MKC é um prova disso, embora seja feito sobre a plataforma do crossover Escape, ele é completamente diferente do carro da Ford, não há um só detalhe que remeta ao modelo da marca.
Elegante, futurista e imponente, o MKC promete se tornar um referência entre os SUVs urbanos de luxo
Na dianteira se destaca a enorme grade padrão da Lincoln, inspirado nos antigos carros da marca, de perfil o destaque fica para o vincos que se encontram no meio da carroceria é dão um ar charmoso ao modelo. A traseira também traz um visual bastante original e ousado. O belo design é completado pelas rodas aro 20 forjadas em alumínio.
Interior todo revestido em couro, bem ao estilo dos carros da Lincoln
Seguindo a proposta do exterior, a cabine do MKC também traz um visual bastante futurista e arrojada. Repare no desenho exótico dos bancos ou no teto solar panorâmico que percorre quase todo o capô. Como um autêntico Lincoln o MKC esbanja luxo e requinte, o acabamento conta com detalhes em couro, alumínio, black piano. Com 4.55 m de comprimento ele acomoda sem aperto até cinco ocupantes.
Por enquanto a Lincoln não divulgou os detalhes da motorização do MKC. Porém possivelmente o carro de produção, na versão top de linha, deve contar com um bloco 2.0L EcoBoost quatro cilindros com potência próxima dos 250 CV e um câmbio automático de seis velocidades.
O MKC é bem diferente dos demais (sisudos) SUVs da Lincoln, ele foi projetado para agradar todo tipo de público, entre eles os jovens e as mulheres
A exemplo do que ocorreu com o MKZ, a versão de produção do MKC deve ser praticamente idêntica ao protótipo apresentado em Detroit, o modelo de rua deve trazer apenas pequenas mudanças estéticas com maçanetas na porta e bancos com desenho um pouco menos futurista porém no geral será bastante parecido ao conceito.
O MKC será extremamente importante para o futuro da Lincoln, o carro será o representante da marca no segmento dos SUVs compactos de luxo. Esse foi o mercado da industria automotiva que mais cresceu nos últimos anos, só no ano passado a venda desse tipo de carro aumentou 60%, desde 2008 o crescimento foi de incríveis 400%. Entre os rivais do Lincoln estão outro jipinhos urbanos de luxo como Land Rover Evoque, BMW X1, Audi Q3, Volvo XC60 além dos futuros Mercedes GLA e Porsche Macan, que serão lançados nesse ano.