A Volkswagen está passando por um saudosismo criativo, depois de lançar o Novo Fusca no ano passado a marca está preste a reviver outro carro lendário pra nós brasileiros, o Santana. O modelo que já está rodando em testes na Argentina, deve ser a principal novidade da VW em 2013, ele chega com a missão de substituir o Polo Sedan e ser um contra-ataque para carros como Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan.
foto: Xgo.com.cn
Apresentado no fim do ano passado, o Novo Santana é um carro global, além da China, onde foi desenvolvido e o primeiro mercado que ira conhecer a novidade, o modelo também será vendido e produzido no Brasil e importado para dezenas de países da Ásia, África e Leste Europeu. O Santana 2014, que por aqui deve custar entre R$ 40.000 e R$ 50.000, foi projetado pelo Centro de Estudio de Design da Volks na China em parceria com o Centros da estilos da marca na Alemanha e no Brasil.
Lançado em 1984 o Santana, na verdade nunca chegou a ser aposentado na China, já no Brasil o sedan fez um enorme sucesso, porém como a VW nao renovou o modelo, ele ficou ultrapassado e disse adeus em 2006, ele acabou cedendo espaço ao Polo Sedan, que nunca foi capaz de repetir o sucesso do seu antecessor.
A exemplo dos rivais, e claro seguindo a receita do antigo Santana, o principal destaque do New Santana é o seu generoso espaço interno, como um entre-eixos de 2.60 cm o carro acomoda com conforto até cinco ocupantes, já o porta-malas é apenas razoável, são 480 litros, 20L a mais do que o Versa e 83L a menos do que o Cobalt. Essa é a mesma medida do Voyage.
O projeto da VW foi criar um espécie de mini-jetta, um modelo pra quem busca algo mais espaçoso e equipado do que um sedan compacto, porém que ainda não tem R$ 60.000, R$ 70.000 para comprar um sedan médio como o Jetta ou Corolla.
O visual segue o padrão de estilo dos sedans da Volkswagen, linhas classudas e elegantes ele remete aos outros da VW na China como o Bora e o Jetta. Com o novo Santana é aquela velha história, gosto não se discute, provavelmente vai ter muita que vai gostar e achar o design o principal atrativo do modelo, já outros vão achar o estilo conservador demais e sem personalidade.
O interior do Novo Santana também segue o padrão VW, assim como como o desenho da carroceria ele é bem discreto. O acabamento é simples (com exceção da versão top de linha mostrada nas fotos) e a arquitetura bem sóbria porém bem construído, tudo é bem encaixado, o volante e os difusores são praticamente os mesmos de todos os modelos da Volks no mundo. A versão top chinesa, conta com detalhes que imitam madeira, bancos em couro, além de um conjunto de equipamentos de série recheado que inclui itens como ar condicionado digital, vidros elétricos com função um toque, airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro, freios ABS, controle de estabilidade, teto solar e rádio CD/player com MP3 e sensores de estacionamento.
O espaço interno do novo Santana é generoso, superior ao do Corolla
Pelo menos na China o Santana contará com três versões de acabamento, Trendline, Comfortline e Highline e duas de motores, 1.4L de 90 CV e 1.6L de 110 CV. Ele pode vir com câmbio manual de cinco velocidades ou com uma moderna caixa automática de seis velocidades.
Com início de produção praticamente assegurado para esse ano, o novo Santana vai ser fabricado na planta da VW em São Bernado do Campo, na atual linha de montagem do Polo que se despede do mercado em meados desse ano. Para a alegria dos saudosistas do modelo, a previsão é de o New Santana chegue às ruas entre o último trimestre de 2013.
Respostas de 8
o painel da parati 16v 2000
o volante do gol. sai fraco pra sigura o nome que tem
que santana foi sempre um carão.
LINDO,SEMPRE TIVE ESSE CARRO,NO MOMENTO ESTOU COM DOIS,UM 93 E UM 96 AUTOMÁTICO,ÚNICA DONA,É PAU PRA TODA OBRA.FIQUEI FELIZ Q VOLTOU PRO MERCADO.MINHA CARTA DO CONSÓRCIO ESTA ESPERANDO O NOVO SANTANA…
FIQUEI MUITO FELIZ COM A VOLTA,DESSE CARRO,,,SÓ TIVE CARRO SANTANA, SEMPRE A PRIMEIRA DONA,N MOMENTO ESTOU COM DOIS,,,UM 93 E UM AUTOMÁTICO 96,É PAU PRA TODA OBRA,ESTOU ESPERANDO ENTRAR NO MERCADO PRA ADQUIRIR O NOVO.ESTA LINDO
o Santana sempre foi um carrão! ñ acredito que ele venha em estilo inferior. Quanto ao designer, esta muito bonito!
Eu possui um santana e ñ me arrependi, talvez ainda estivesse com ele se ñ o tivessem roubado.Eu considero o Santana,o último Moicano!… Bravo!!! Audaz!!! Valente!!!
OLHA, NA MINHA OPINIÃO ELE NÃO É FEIO, E O INTERIOR ACHEI MUITO LINDO CONCERTEZA ,MAS SÓ ACHEI QUE O SANTANA FICOU MUITO DIFERENTE DA SUA GERAÇÃO ANTERIOR QUE ERA GIGANTE E ESPAÇOSO. MAS MESMO ASSIM ACHEI ELE LINDO , CONCERTEZA VENDERÁ BEM HEIN!!!.
vai tirar de linha o voyage ou nem sei.e tudo a mesma coisa e feio mesmo.
Resposta – Gesner
Não nao, o Voyage, continuara em linha, já que o novo Santana ocupará uma posição de mercado acima do Voyage. Ele deve partir dos R$ 40.000 a R$ 45.000, enquanto o Voyage custa entre R$ 31.900 a R$ 40.000
abraço
O Santana eu achava top quando criança, mas esse farol novo aí é um designer muito ultrapassado!