A Land Rover em parceria com a ZF, líder mundial em transmissões, irão colocar no mercado a primeira transmissão de 9 marchas do mundo. A nova caixa fará sua estreia no Range Rover Evoque.
Batizada de 9HP, esse câmbio de 9 marchas, claro é automático, e trará como vantagem proporcionar um consumo de combustível mais baixo, e consequentemente uma redução no nível de emissões de CO2. Essa transmissão contará com relações curtas, o que melhorará as acelerações e diminuirá o barulhos ao se andar em velocidades elevadas.
Essa nova transmissão, apesar de ser do tipo simples, com apenas uma embreagem (atualmente grande parte dos câmbios automáticos possuem dupla embreagem), conta com sistema eletrônico que permite que se pule automaticamente algumas marchas para se melhorar o desempenho, tanto em acelerações quanto em retomadas, por exemplo indo da 8° para a 3°.
De acordo com a Land Rover, essa transmissão possui uma relação muito menor do que o atual câmbio de seis marchas que equipa o Range Rover Evoque, este novo câmbio foi desenvolvido principalmente para aplicações mais severas, como uso off-road, puxando cargas, ou em condições de rodagens mais severas, como neve ou estradas mais difíceis.
9 não 10…
Segundo o CEO da fabrica ZF, Stefann Sommer, este câmbio de 9 marchas é o “limite natural” do número de marchas, das transmissões de veículos de passeio atual, já que acrescentar mais marchas as transmissões atuais, deixaria o conjunto complexo demais, além de aumentar o peso e o custo do câmbio, o que não compensaria no ganho de combustível.
Esta nova transmissão de 9 marchas, fará sua estreia no Range Rover Evoque AWD. O conjunto será apresentado em março no salão de Genebra.