A Renault está lançando no Brasil nessa quarta-feira 6 de março, a nova geração do utilitário Master, o modelo chega totalmente renovado, desde ao chassi, passando pela carroceria, mecânica e interior, esse é o mesmo modelo vendido na Europa. O novo Master 2014 chega em quatro opções de carroceria: Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré, entre versões com chassi curto e longo, e teto do normal e alto, ao todo são 70 configurações.
Design…
O desenho da nova Renault agrada bastante ele representa um salto e tanto em relação ao antigo modelo, como dissemos tudo é novo. O carro ficou mais aerodinâmico, e os vincos nas laterais passam uma aparência muito mais moderna e atraente, as janelas ( inclusive as laterais estão maiores), enquanto na dianteira os faróis são grandes e avançados, possuindo um conjunto optico moderno, outro destaque é a grade cromada. Já na traseira as lanternas mantiveram o formato vertical, porém ganharam novas disposição de luzes.
O Master ficou maior…
Acima o novo Renault Master L1H1 (Furgão)
Todas as versões do Renault Master ficaram maior, o ganho no tamanho foi considerável, por exemplo a versão de entrada (e mais vendida), furgão L1H1 (chassi curto e teto baixo) ficou 16 cm mais comprida, tendo agora 5.05 cm. Já a configuração L2H2 (chassi médio e teto alto), ficou 15 cm maior tendo 5.55 m, já a versão mais cara L3H2 (chassi longo e teto alto) agora mede longos 6.20 metros, um aumento de 30 cm em seu comprimento. As versões com chassi médio e longo trazem uma nova porta deslizante 17.1 cm maior.
Interior…
Por dentro o painel é totalmente novo, ficou mais ergonômico, e com uma acabamento mais caprichado, o volante é similar a um carro de passeio, o câmbio é posicionado no painel próximo ao motorista, e volante e banco pode ser ajustado. Os mostradores trazem uma oferta maior de informações ao motorista, há ainda novos porta objetos escondidos pela cabine, como porta copos, além de uteis espaços para guardar coisas como documentos, garrafas de até dois litros e pranchetas. O porta luvas também é amplo, possui 7.7 litros.
Outro destaque na cabine do novo Master 2014 é sua ampla area envidraçada, o campo visual horizontal permite ao motorista ver praticamente tudo.
Pensando no conforto do motorista de passageiro, o novo Renault Master conta com novos itens como novo sistema de ar-condicionado, mais forte e com distribuição lateral ajustável, sistema de som modeno com entrada USB, MP3, e conexão Bluetooth.
Todas as versões do novo Master vem com direção hidráulica, ar quente, hodômetro digital total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura, bloqueio da ingnição por transponder, alerta sonoro de luzes ligadas. Entre os opcionais e de série em algumas versões estão vidros elétricos, retrovisores com ajustes elétrico, ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina.
Segurança…
Outro grande salto do novo Master 2014 é com relação a segurança, agora todas as versões virão de série com airbags duplo e freio a disco nas quatro rodas com ABS.
Motor novo e mais durável…
Na motorização o novo Master 2014 traz novidades importantes, ao começar claro pelo novo motor, trata-se de um 2.3 turbo diesel, quatro cilindros, que é 15 cv mais potente e tem 2.04 kgfm de torque a mais do que o antigo bloco que era 2.5 litros. Este novo motor do Master desenvolve uma potência total de 130 cv a 3.500 rpm e torque de 31.6 kgfm a 1.600 rpm. O câmbio é de seis marchas manual, sendo que o escalonamento das marchas, permite que a sexta seja usada principalmente na estrada em velocidade de cruzeiro.
Master Chassi L1H1
Entre as principais novidades desse novo bloco, chamado M9T é que ele promete ter um menor custo de manutenção, ele usa corrente ao invés de correia de distribuição, como acontece na maioria dos veículos, agora a corrente de ferro, foi concebida para durar por toda a vida últil do veículo, já no antigo Master que usava correia, era recomendado fazer a troca a cada 60 mil km.
Graças a maior durabilidade, o intervalo entre as torcas de óleo foram ampliadas, passando de 15 mil para cada 20.000 km, uma novidade é o sistema OSC (oil control system – sistema de controle do óleo), que dectata o uso severo do veículo, e indica que uma revisão é antecipada, e deve se fazer a troca de óleo. O sistema funciona com uma luz de advertência que se ascende no painel.
Master L3h2
Outro recurso a favor do motor e do motorista, é o GSI (Gear Shift Indicator) que basicamente informa através de setas luminosas no painel, a hora certa de se fazer as trocas de marchas, no intiuto de diminuir o consumo (segundo a Renault se usado corretamente pode representar uma redução de 5%), além de proteger o motor, evitando desgastes prematuros.
LINHA COMPLETA PARA TODOS OS PÚBLICOS
Com a chegada da linha 2014, o Novo Master passa a contar com 12 versões e 10 opções de transformações, totalizando mais de 70 opções.
As versões são as seguintes:
Master Chassi-Cabine
Master Furgão L1H1 (chassi curto-teto baixo)
Master Grand Furgão L2H2 (chassi médio-teto alto)
Master Extra Furgão L3H2 (chassi longo-teto alto)
Master Vitré L1H1 (chassi curto-teto baixo)
Master Grand Vitré L2H2 (chassi médio-teto alto)
Master Extra Vitré L3H2 (chassi longo-teto alto)
Master Escolar L2H2 20 lugares (chassi médio-teto alto)
Master Minibus Standard L2H2 16 lugares (chassi médio-teto alto)
Master Minibus Standard L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
Master Minibus Executive L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
Master Minibus VIP L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
Ambulância Simples Remoção L1H1 (chassi curto-teto baixo)
Ambulância Simples Remoção L2H2 (chassi médio-teto alto)
Ambulância Simples Remoção L3H2 (chassi longo-teto alto)
Ambulância UTI L2H2 (chassi médio-teto alto)
Ambulância UTI L3H2 (chassi longo-teto alto)
* Conforme nomenclatura adotada pela Renault, H refere-se à altura do teto (H1 = teto baixo e H2 = teto alto). Já a letra L diz respeito ao comprimento (L1 = chassi curto, L2 = chassi médio e L3 = chassi longo).
Respostas de 9
etou muito feliz com minha master 2013 2014 otimo carro. antes eu tinha uma ducato 2012 2013 mas comia muito pneus hoje tenho a master e nao troco por outro carro. ja estou pensando na master vip. ah quero tira uma duvida qual o oleo do motor apropiado .e o 5w30 ou 15w40
olá Renault, tive uma van master ele me deu muito trabalho na parte de motor e na parte eletrica.espero que vcs tenho resolvido essas broncas.mas parabens pela novo vav master da dez…max barra belem do pará.
Olá, tudo bem?Preciso saber qual o peso pbt da Master furgão?
Fico no aguardo da resposta,dede já agradeço.
Jamerson m s
Resposta – Jamerson
Segundo a Renault, o novo Master Furgão, em todas as suas versões: Furgão L1H1, Grand Furgão L2H2 e Extra Furgão L3H2, tem o PBT de 3.500 kg.
abraço
Equipe Encontracarros.com
olá na versao L3H2 será que poderia ter um modelo com o furgao se dividindo metade para passageiros , e metade para carga . obrigado .
Olá, qual o entre eixos e distancia da traseira da cabine ao centro do eixo traseiro? Obrigado
PELO MENOS UM VERDADEIRO RENAULT.
olá, gostaria de saber se a versão chassi, vem com o chassi longo?
Resposta – Aroldo
Amigo, assim como acontecia na antiga geração, a Master Chassi possui apenas uma configuração de chassi L1H1, com chassi curto e teto baixo.
abraço