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A Honda está apresentando oficialmente a nova CRF 250L. O moto com pegada off-road que é um dos lançamentos mais aguardados da marca em 2013, começa a ser vendida por aqui em maio (inicialmente a data anunciada pela Honda era fevereiro) com preço de R$ 18,490.
Lançado na Europa no ano passado, a CRF 250L tratasse de um modelo totalmente novo. Ela pode ser considerada uma versão civil das motos cross de competição, dai o “L” no nome que significa “leisure” (lazer). Seu motor é o mesmo da CBR 250R, porém, teve desempenho alterado e gera 23 cavalos de potência ao invés de 26 CV como na CBR. Já o torque máximo é de 2.2 kgfm a 7.000 rpm. O bloco dois tempos conta com refrigeração líquida e injeção eletrônica, ele é movido apenas a gasolina. O câmbio é manual de seis marchas.
Esse bloco de 250 cc, é considerado um dos motores mais modernos da Honda e tem como maior atrativo seu baixo consumo de combustível. Segundo a marca japonesa o consumo da CRF 250L é de impressionantes 44.3 km por litro, a uma velocidade média de 60 km/h. Em compensação o tanque de combustível é bastante pequeno, só tem 7.7 litros.
Não é nem preciso dizer que a nova CRF 250L é uma moto off road, o design inspirado nas motos de motocross da Honda, e deixa claro que esse é um modelo feito para se jogar na lama, note o desenho reto do banco, a rabeta estreita e curta, quase não há espaço para o garupa, nem mesmo bagageiro. A posição de pilotagem é bastante agradável, segundo a Honda graças ao guidão elevado e ao desenho do banco, o piloto independente da sua estatura encontra uma boa condição de pilotagem em qualquer terreno, e olha que a moto é alta são 87.5 cm em relação ao chão.
O tanque de combustível também oferece um bom encaixe para as pernas do piloto, detalhe importante principalmente quando se enfrenta trechos mais difíceis.
Porém apesar do visual totalmente off-road, a CRF também está homologada para rodas nas ruas, é uma motor de uso misto, projetada para se rodar bem tanto no asfalto quanto na terra.
O chassi com quadro de berço duplo, apesar de parecer de alumínio é feito de aço reforçado é elogiável, a suspensão dianteira é da marca Showa, conta com curso bastante longo 250 mm e ainda pode ser ajustada, já na traseira o conjunto de suspensão é do tipo “Pro-link” com 240 mm de curso. Ou seja características que fazem desta moto capaz de transpor quase todo tipo de obstaculo.
O painel é digital, de visualização fácil e traz o essencial para se rodar, como velocímetro, hodômetro, relógio e marcador do nível de combustível.
A missão de parar a CRF 250L fica a cargo de disco com 256 mm na dianteira com pinças de pistão duplo, já na traseira também é a disco com 220 mm e pinça simples porém da marca Nissin. Os pneus são próprio para off-road, e para quem roda apenas no asfalto deve desgastar um pouco mais.
Ela chega ao Brasil importado da Tailândia e apesar do preço salgado, R$ 18.490, infelizmente não vem com freios ABS, equipamento não estará disponível nem como opcional. A CRF 250L estará disponível nas cores vermelha, (mostrada aqui) e e branca.