O lançamento oficial ocorre só no mês que vem (junho), porém algumas revendas da Audi já estão comercializando no Brasil, a nova geração do A3. Disponível inicialmente apenas na versão duas portas (chamada de Sport) e com um potente motor 1.8 Turbo de 180 CV, ele chega ao Brasil custando R$ 120.000.
O preço promete ser o principal problema do A3 no Brasil, ele é consideravelmente mais caro do que os seus rivais, entre eles o Novo Classe A (que custa a partir de R$ 100.000) o BMW Serie 1 (que na versão mais básica sai por menos de R$ 90.000) e o Citröen DS4 (R$ 94.900).
Em troca o A3 é o mais potente do que seus concorrentes, alias esse é o seu principal atributo, não se engane o desenho clássico e discreto do novo hatch, o A3 Sport deixa muito coupé-esportivo comendo poeira, o míssil alemão é capaz de passar dos 230 km/h e vai de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, um número melhor do que o Audi TT.
Uma versão mais mansa (e barata do A3) chega apenas no fim desse ano, ele conta com motor de 122 CV semelhante a do A1. Já a versão com quatro-portas (Sportback) desembarga por aqui até julho.
A lista de mordomias do hatch inclui rodas de liga leve aro 17, teto solar, bancos esportivos, acabamento com detalhes em alumínio e couro, ar condicionado automático, sistema de som premium, central multimídia com display sensível ao toque e câmbio automatizado S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem, com borboletas atrás do volante.
Pra quem dinheiro não é problema a Audi oferece ainda como opcional, o sistema multimídia de última geração presente nos modelos mais luxuosos da marca, que acrescenta mais de R$ 10.000 ao preço do carro. Na hora da reserva é cobrado um ágio de até R$ 10.000 e a previsão é que o modelo seja entregue ao comprador em até 20 dias.