Design de BMW, interior bem equipado e um preço competitivo, foram essas as qualidades que transformaram o I30 é um fenômeno de vendas no Brasil, presente constante nas ruas o carro caiu no gosto dos brasileiros e desbancou os rivais nacionais. Porém todo esse sucesso parece ter ficado no passado, ou melhor na geração passada, com o lançamento da nova geração, graças em grande parte ao motor pequeno e o preço estratosférico (R$ 75,000 na versão de entrada e R$ 85.000 na Top), o novo i30 vem derrapando nas vendas, no mês passado vendidos apenas 629 exemplares do modelo no Brasil, uma queda de 70 % em relação ao mesmo período do ano passado, quando a geração passada do modelo era comercializada.
Menos potente e mais caro do que os rivais, o novo I30 deve ter uma vida dura no Brasil
Para se ter uma ideia as vendas do I30 – que foi lançado por aqui em janeiro – representa atualmente um terço das vendas do Ford Focus, que no mesmo período emplacou 2.207 exemplares , o líder da categoria. Além disso o novo coreano ficou atrás do jurássico VW Golf (927 unidades vendidas) e o Fiat Bravo (876) que desde o seu lançamento sempre foi um coadjuvante nas ruas. O carro também tomou uma surra do Cruze Sport6, que vendeu 1,893 unidades.
Além do preço estratosférico outro calcanhar de Aquiles do novo i30 é o seu pequeno motor,1.6 16V Flex de 128 CV com etanol e 125 CV com gasolina. Esse bloco anêmico para o porte do modelo é o mesmo utilizado no compacto HB20, enquanto seus concorrentes todos contam com bloco mais potente na faixa dos 140 a 150 cv..
Enfim só o tempo dirá se o I30 vai voltar a nada de braçada no mercado brasileiro, ou se a partir de agora o modelo será apenas um coadjuvante nas ruas brasileiras. Porém a sensação patente é que o tempo em que as concessionárias da Hyundai tinham fila de espera para comprar os seus modelos importados, parece ter ficado no passado, os modelos da marca coreana antes novidades disputadas como água no deserto, agora enfrentam uma forte concorrência a altura no mercado, por exemplo o Veloster agora tem de dividir o bolo como Citroën DS3 e o Novo Fusca, já o Sonata vem tomando uma surra do Novo Fusion e até o final do ano vai ganhar a companhia do Nissan Altima, outro caso é o belo sedan Elantra, que devido ao preço alto, nem de perto lembra as vendas de seus rivais como Civic, Corolla e Cruze.
Respostas de 4
Essa Caoa ta acabando com a Hyundai ainda bem que o HB20 se salva disso e por isso que ta vendendo muito bem.
Era de se esperar, nós brasileiros ainda vacilamos em aceitar muitas coisas. Comprei meu New Fiesta 2011/2012 por R$ 53 mil, sendo que nos EUA custa U$$ 14mil. Mas o conforto do carro vale, mas se todos se juntassem e não comprasse esses carros com preços absurdos, talvez algo mudasse nesse país, assim como o fim da venda de votos, que resulta na corrupção em que vivemos!
Pudera. Fui olhar o fenômeno numa revenda da Caoa e o vendendor me disse que se tratava de um hatch premium. Nao tive nem vontade de entrar no carro.
O pessoal da Caoa tem que aprender que não é só marketing que vende.
Pena que a esperada segunda geração do i30 seja essa decepção.
bom, se colocar na ponta do lapis 629 e contar o acrescimo do preço em 20,000 ainda continuam ganhando muito
sinal de que o brasileiro ainda nao sabe fazer contas.