Essas são as primeiras imagens do novo Seat Leon ST, a versão perua do hatch Leon. O modelo que cativa pela suas linhas esportivas e modernas, estréia em setembro no Salão de Frankfurt e chega ao mercado europeu ainda em 2013.
Como praticamente todos os carros da Seat, o Leon ST tem um caráter esportivo e vanguardista, esse é o terceiro modelo da linha Leon, que além do hatch também inclui um coupé de três portas (Leon SC). Um dos pontos mais marcante no modelo são os faróis Full-LEDs – que dá uma aparência bem charmosa a dianteira, o visual traz vincos retos e chamativos, seguindo o novo padrão de estilo da montadora espanhola, que tem aposta alto em construir uma imagem mais esporitva e jovem, deixando de lado a imagem de marca conservadora e segunda linha dos modelos da Volkswagen, a quem ela pertece.
Com 587 litros o ST chega para ser uma boa opção para as famílias que buscam um carro com desenho diferenciado e ao mesmo tempo espaçoso e bem equipado. Na sua mira de rivais estão carros como Golf Variant, Focus Estate e Astra Sports Tourer.
O interior do Leon traz acabamento simples porém tudo é muito bem encaixado e funcional, sem muito luxo, o painel possui visual conservador, porém é muito bem equipado, o destaque fica para a eletrônica avançada, o Leon ST conta com mimos como: monitor central touch screen de 5.8 polegadas, com GPS e sistema de entretenimento, sistema de som com subwoofer, além de equipamentos de segurança que pelo menos aqui no Brasil são impensáveis em carros populares, como sensores de aviso de mudança de faixa e detector de fadiga do motorista, ou ainda o Adaptive Cruise Control ACC,uma espécie de piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do Seat ST com relação ao veículo que trafega à frente, só para finalizar há ainda um controle dinâmico do chassi, Adaptive Chassis Control DCC, na qual o motorista pode escolher entre os modos pré programados: Sport, Comfort e ECO modo econômico.
O espaço interno é bastante generoso, principalmente no porta malas, que segundo a Seat, acomoda até 587 litros, ou até 1.470 litros, quando o banco traseiro é rebatido.
Outro ponto interessante no Seat é o seu desempenho de tirar o fôlego, a versão top chamada de FR conta com rodas de liga leve de 18 polegadas, visual mais esportivo e traz esperto motor 2.0L turbo TSi com injeção direta e 184 CV de potência. A velocidade máxima é de 224 quilômetros por hora.
Do outro lado da tabela, a versão mais econômica da perua Leon ST roda quase impressionante 30 km/ por litro, com um motor diesel 1.2 TDi.
Há ainda um configuração de entrada com motor 1.2L a gasolina de 86 CV e outras quatro a diesel, com níveis de potência, de 90 CV, 105, 150 e 184 CV. A caixa de câmbio automatizada DSG com dupla embreagem (de série nas configurações com potência acima de 150 CV) possui sete velocidades e tem a precisão de um fuzil, as trocas de marchas são feitas em uma fração de segundo, com possibilidade de se fazer de forma automática ou de forma manual.