Enquanto, a nova Ranger, não desembarca no Brasil, a Ford, continua a vender a antiga geração da pick-up, o modelo é comercializado em 15 versões com opções de tração 4×2 e 4×4, sendo a Ranger XLS a de entrada e a Limited a top de linha. Aúltima novidade da linha Ranger foi em 2007 com a chegada da versão Sport que trazia um visual voltado para o público mais jovem. enquanto as outras versões ganharam leves retoques no visual cono a nova grade frontal e novos faróis.
Na versão de entrada, o modelo traz um motor Duratec a gasolina de 2.3 L 16 V que produz 150 cavalos de potência. Esta motorização, é capaz de levar o modelo, até os 142 km/h, podendo acelera do 0 aos 100 km/h em 13.4 segundos. Já a versão Sport, leva 3 segundos a mais do que a primeira para ir do 0 aos 100 km/h, porém pode chegar aos 147 km/h de velocidade final. Todas, a demais versões que são equipadas com motor Powerstroke a diesel, V6 de 3.0 L e 167 cavalos, tendo torque máximo de 38.7 kgfm, com relação ao desempenho, ela é capaz de acelerar do 0 aos 100 km/h em 12.9 segundos, é podem chegar aos 165 quilômetros hora.
Os modelos equipado com motor 2.3 andam 8.6 km com por litro de gasolina, já as versões de 3.0 L rodam 9.6 km por litro.
Se tratando de itens de série, a versão mais básica XLS, conta: ar condicionado, direção hidráulica, freios ABS somente nas rodas traseira, tomada 12 V, travas elétricas com controle remoto. Já a versão Sport, traz como diferencial, rádio com CD player e MP3, rodas de 16 polegadas, ajuste de altura do volante e farol de neblina.
A versão XLT (foto acima), é um pouco mais completa, sendo equipada com freios ABS, ar condicionado, aquecimento da cabine e computaor de bordo. Mas a linha mias completa da Ford Ranger, é a Limited, que traz como destaques em itens de série, air bag para o motorista e passageiro, freios ABS nas quatro rodas, sensor de ré, santoantonio cromado, protetor de carter, sensor de ré e trío elétrico.
A versão com cabine dupla são XLS, XLT, LTD
O ponto negativo da Ranger, é quanto a segurança do modelo, nos Estados Unidos, foi considerado um dos carros mais perigosos , pela revista americana Forbes. Não epóca (2007), a Ford, disse que em breve a pick-up, seria subtituída por uma nova geração. Porém a Ranger, vendida no Brasil continua sendo a mesma. Por enquanto ainda não existe uma previsão oficial para que a nova Ranger, começe a ser vendida no Brasil, mas pode esperar algo para 2010 ou 2011.
No Brasil, os preços do modelo, variam de R$ 48.280 ( versão de entrada XLS) o que faz dela a picape média mais barata do mercado. A versão top de linha Ranger LTD cabine dupla tem preço de R$ 101.880 (Limited top de linha foto abaixo).
Com a chegada de novas e melhores concorrentes com o Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, picapes como a Ranger e S10 perderam boa parte do mercado, porém ainda possuem um pequeno público cativo. público este que está aos poucos migrando, para outras picapes. Para se ter uma idéia nos três primeiros meses de 2009, A Chevrolet S10 segue líder do mercado com 7781 únidades vendidos, porém a já é seguida de perto pela Toyota Hilux (com 5902 unidades vendidas), e para a Mitsubishi L200 (com 4815 L200 vendidas atá março de 2009) , equanto a Ranger vendeu apenas 2911 exemplares. A Ford planeja ainda para 2009 uma leve reestilização na Ranger.