A Mercedes enfim liberou as primeiras imagens do inédito Classe GLA, a versão SUV do novo Classe A. O GLA marca a estréia da montadora num segmento dos SUVs compactos, futuro rival de modelos como BMW X1, Range Rover Evoque e Audi Q3, ele promete conquistar principalmente pelo seu design arrebatador, a carroceria descolado tem linhas arrojadas e joviais que remetem as do Classe A e perfil aerodinâmico e musculoso.
O GLA é basicamente um Classe A elevado e de desenho mais chamativo e robusto, certamente o crossover vai torcer pescoços nas ruas, o estilo é tão radical que o GLA ainda parece um protótipo, repare nos vincos fortes nas laterais e no capô anabolizado, que reforça a sensação de robustez do modelo, mas é bom lembrar que o modelo mostrado aqui é a versão de produção, que chegará as ruas.
A altura do GLA é relativamente baixa comparada com outros SUVs – como o Range Rover Evoque – que tem 1.63 m de altura
Apesar de ser considerado um compacto, o GLA tem dimensões generosas ele possui 4.41 m de comprimento por 1.49,4 m de altura e tem um porta-malas de 421 litros, com a última fileira de bancos esse número sobe para 836 litros.
Seu principal ponto forte é o design – que não nega o parentesco com o Classe A
Sua principal opção de motor será um 2.0 turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que fornece 211 CV de potência. Nesta configuração o GLA tem um desempenho respeitável, 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos e alcança a velocidade máxima de 233 km/h. Além dessa versão o GLA terá ainda versões com motor a diesel e uma configuração esportiva, preparada pela AMG que deve ser lançado apenas em janeiro no Salão de Detroit. Essa última terá motor de 350 CV de potência.
Assim como os rivais o GLA estará disponível com tração integral, ou 4×2, o que garante a possibilidade de fazer algumas incursões off-road com o SUV, seu câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Por se assemelha em muito ao Classe A, a arquitetura, o requinte e os mimos são praticamente os mesmos do hatch e como mostram as imagens isso está longe de ser um demérito, a ergonomia interna é bastante funcional, e o acabamento é de alto nível.
A missão do GLA será a mesma dos demais modelos da família A, o hatch Classe A é o misto de sedan e coupé CLA, conquistarem um publico mais jovem para a Mercedes, principalmente pelo preço mais acessível, além de aumentar consideravelmente as vendas da marca em países emergentes, como Brasil e China. Essa linha já é considerada a aposta mais certeira da Mercedes nos últimos anos, só o novo Classe A, vendeu na Europa 60.000 exemplares em apenas dois meses.
Na Europa as primeiras unidades do GLA chegam às revendas ainda em 2013, já no Brasil o lançamento ocorre em meados de 2014. Existe a expectativa de que o modelo seja produzido por aqui, caso a Mercedes volte a ter uma planta no Brasil. É certo que o GLA tem atributos para ser tornar um dos carros mais vendidos da marca no país, oferecendo estilo, luxo e tecnologia a um preço acessível.