Na Europa a Ford S-MAX faz bastante sucesso, o modelo é a aposta da Ford desde 2006 para concorrer contra nomes como Renault Scenic e Citroën C4 Picasso. Pois bem a S-Max está chegando a sua segunda geração,o modelo terá uma versão ainda conceitual, mostrada agora em setembro no Salão de Frankfurt e promete trazer muitas novidades, tanto no visual quanto na cabine
A Ford optou por refazer a S Max do zero, a carroceria será totalmente nova, a van adotará um estilo bastante moderno, seguindo o atual padrão de estilo da Ford, a grade em forma de boca, já presente em modelos como Fusion e New Fiesta, estará presente, os faróis serão grandes e arrojados e contarão LEDs e uma disposição interna inédita.
Os engenheiros da Ford estão trabalhando para melhorar em muito a aerodinâmica do S MAX 2015, a dianteira será mais avançada e fluída, o capô mais alto e o para-brisa mais avançado, a curva entre o teto e o para-brisa será mais suavizada, o que permitirá ser instalado um para-brisa panorâmico, que invade o teto, se unindo com a capota que traz uma faixa toda de vidro que se prolonga até a traseira.
Nas laterais, fortes e evidentes vincos marcam a S-Max Concept, passando robustez e sensação de esportividade. Assim como o teto curvo, na traseira as lanternas são uma releitura das lanternas atuais dos modelos da marca, como no Fusion e no Focus Sedan, um estilo limpo e bastante arrojado.
Apesar de ser um conceito, a S Max Concep já traz praticamente o painel da versão de produção da S Max 2015, em comparação com os modelos atuais da Ford e com a própria S MAX, o painel adotou linhas mais limpas e de bom gosto, o console central mistura elementos sóbrios com toques de modernidade, como um sistema multi-mídia de visual futurista. Destaque também para o acabamento com materiais de muito bom nível, assim como o desenho das portas e do painel de instrumento, com boas soluções de design e de acabamento.
Claro como se trata de um carro conceito, a S-MAX conta com bancos esportivos, são 4 bancos, ou melhor poltronas individuais, sendo que o asseento central do banco traseiro, é feito para uma criança por exemplo, ele pode ter sua altura ajustada, sendo elevado ou abaixado, é dobrável e vira uma mesa com dois porta-copos, o mesmo sistema é empregado na terceira fileira de bancos.
Ainda falando no interior o novo S MAX ele conta com a nova geração do sistema multi-mídia Sync da Ford, e com uma função nunca vista antes em um carro, graças a sensores instalados nos bancos, é possível monitorar a saúde dos ocupantes, como os batimentos cardíacos dos ocupantes, e até mesmo o nível de glicose, muito útil para quem tem diabetes.
Na parte mecânica a nova S-Max 2014/2015 também trará novidades, o modelo será um dos primeiros carros da Ford, a contar com o novo motor 1.5 Ecoboost, que entregará incríveis 178 hp e 24 kgfm de torque.
A Ford revela a S-Max concept em setembro no Salão de Frankfurt, Alemanha, porém a versão de produção deve dar as caras somente nos primeiros meses de 2014, provavelmente em março no Salão de Genebra, Suíça.
E assim como acontece com a geração atual, a Ford parece não ter planos de trazer a nova S-Max para o Brasil.