Clique na imagem para ampliar
A BMW está revelando detalhes daversão “M” diesel do X5, a nova geração que chega as revendas da Europa em novembro, contará com uma inédita variante esportiva, chamada de X5 M50d, alimentada por um poderoso motor 3.0, tri-turbo capaz de desenvolver 381 hp e pesados 74 kgfm de torque.
O desenvolvimento deste novo e potente motor diesel, começou no final do ano passado, o que mais chama atenção, além de claro a potência deste bloco diesel, é que ele possui três turbos, o motor possui 6 cilindros em linha e 3.0 litros, desenvolve 381 hp (386 cv). A força é transmitida para as 4 rodas através do sistema de tração xDrive, que funciona em conjunto com uma moderna caixa de câmbio automática de 8 velocidades. De acordo com a BMW ele já contempla o Euro 6, rigoroso padrão de emissão de poluentes para motor diesel , que entrou em vigor em 2012.
A intenção da BMW com esta versão esportiva e diesel do X5, é obter um alto desempenho, aliado com um baixo consumo de combustível.
Em matéria de desempenho o X5 m5d impressiona, ele vai de 0 a 100 km/h em 5.3 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h, por questões de segurança.
Já o consumo anunciado, também merece destaque, de acordo com a BMW o X5 M5d faz 6.7 litros / 100 km rodados, algo em torno de 14.9 km/l, uma ótima marca para um carro com motor de quase 400 cv, tendo nível de emissão de poluentes de 177g/km rodado.
Deixando a parte mecânica de lado, o BMW X5 M5d também agrada pelo visual, que é bastante similar ao do X5 M, assinado pela divisão esportiva da BMW a Motorsport, o modelo conta com novos para-choques, maiores e com tomadas de ar mais evidentes e eficientes, nas laterais foram esculpidas saídas de ar, as rodas também são exclusivas aro 19 calçadas por pneus de baixo perfil, o model traz ainda saias laterais, e para-choque traseiro com visual diferenciado, além de aerofólio.
Por dentro também há melhorias, os bancos são esportivos e contam com revestimento em Alcantara, couro aveludado e couro Nappa nas laterais, painel, console central além das portas possuem revestimento em aço escovado, há ainda soleiras exclusivas em alumínio com a inscrição M50d.
O X5 M5d também é mais equipado que as versões comuns do X5, ele traz de série suspensão activa Adpative M, com controle dinâmico dos amortecedores Dynamic Damper Control, e suspensão a ar no eixo traseiro, além do Dynamic Performance Control.
De acordo com a BMW o X5 M5d começa a ser vendido em novembro na Europa. Não há informações sobre a vinda desta versão esportiva diesel para o Brasil, pelo menos para os EUA a marca já afirma que ele não irá.