A Toyota liberou as primeiras imagens da versão tailandesa do Novo Yaris, desenvolvido exclusivamente para os países emergentes, o modelo de baixo custo em relação ao Yaris europeu, será vendido a partir de 2014 em mercados como: China, Rússia, Índia e também no Brasil, segundo informações da revista Car and Driver.
De acordo com a revista Car And Driver, o Yaris tailandês será montado na fábrica da Toyota em Sorocaba a mesma que produz atualmente o Etios, alías é importante falarmos que ambos os modelos compartilham a mesma plataforma. A ideia da Toyota é ter um represente no promissor segmento dos hatches compactos premiums, entre os seus alvos estariam modelos, como Ford New Fiesta, Chevrolet Agile, Citroën C3, Peugeot 208 e principalmente o Honda Fit. O Yaris é considerado a versão hatch do recém lançado sedan Vios, que também segundo rumores deve ser produzido no Brasil já em 2014. Assim com o irmão sedan, ele tem um entre-eixos de 2.55 m já o porta-malas é de 306 litros.
Inclusive os conjuntos mecânicos do novo Yaris no Brasil deverão os mesmos do Etios e do Vios, ou seja ele estará disponível com um bloco 1.3 e 1.5L. Na Tailândia ele será oferecido com um exclusivo bloco 1.2 Dual VVTi de 87 CV e câmbio automático do tipo CVT.
Acima a versão de entrada do Yaris tailandês
Tirando o nome, o Yaris tailandês não tem nada em comum com o Yaris europeu, o principal modelo da Toyota no Velho Continente, a começar pela proposta enquanto o carro europeu tem um apelo jovial e descolado, o Yaris tailandês é de concepção mais simples, ele foi projetado para ser um carro familiar de baixo custo. Por fora o hatch traz um estilo bem ao gosto asiático, vincos retos e bem definidos convivem com porções cheias de volume, a grade dianteira parece ter sido inspirada no Novo Corolla.
No interior a arquitetura é bastante interessante e também foi inspirado em outros modelos da marca, como o Novo RAV4. No painel o destaque fica para a faixa transversal de revestimento suave e o desenho esportivo do cluster, o desenho avançado do painel também agrada, assim como as forrações das portas, que parecem serem feitas com materiais de boa qualidade.
Uma resposta
Este Toyota aparenta ser bem mais agradável que o Etios. O design é meio poluído (frente com aquele "bigode" e os faróis deixaram a frente estranha, traseira tem lanternas semelhantes ao do Peugeot 208, coluna lateral-traseira é semelhante ao do Chevrolet Agile, grade traseira lembra calmamente a traseira do Etios de versões top's de linha com aquele friso cromado que nem deste veículo), mas enfim, se ele vier com ótimo preço, e com bastante equipamentos, poderá ser uma ótima opção dentro do segmento que é de compactos requintados (compactos premium).
Eu não gostei dele se chamar Yaris. Yaris é um carro que apesar de ser do mesmo segmento, é superior em avanços tecnológicos, motores, etc. Vios Sedã e Yaris-Vios Hatch, parecem ser "bons" jogadores no segmento.