2013 tem sido um ano terrível para as montadoras em termos de renovação de seus produtos, por conta da nova legislação – que vai obrigar que todo carro produzido no país seja equipado de série com freios ABS e airbag duplo. Vários modelos veteranos, entre eles VW Kombi, Ford Courier, VW Parati e Uno Mille serão obrigados a se despedir do mercado até o final do ano por causa da nova medida. Já a Fiorino terá um destino mais feliz, do que seus companheiros de longa data. O utilitário da Fiat acaba de ganhar uma geração totalmente nova, baseada em uma plataforma mista, a novidade foi apresentada na Fenatran 2013, e deve começar a ser vendida em meados de novembro.
Já estava mais do que na hora da Fiat Fiorino ganhar uma nova geração, essa é a terceira geração do modelo, a última foi lançado no distante ano de 1988 e desde lá o carro continua praticamente o mesmo, não houve nenhuma plástica robusta.
O carro se mantém tendo estilo fiel ao Novo Uno, a única exceção é o desenho da traseira que traz formas com linhas mais quadradas, as lanternas se assemelha com as do Doblo, destaque para o vidro das portas traseiras que possuem um desenho bastante arrojado e diferente.
Da Fiorino antiga só restou o nome, este novo modelo é construído sobre uma inédita plataforma mista, a porção dianteira é uma herança do Novo Palio, enquanto a parte traseira é da Strada, desse modo eles puderam manter a robusta suspensão traseira com feixe de molas, já presente na antiga Fiorino e na Strada. A capacidade de carga é agora de 650 kg, upgrade de 30 kg em relação ao modelo anterior. Já a motorização deixou de ser o jurássico bloco 1.3L de 72 CV em favor do novo bloco 1.4 Evo Flex de 88 CV.
Aguarde mais detalhes da nova Fiat Fiorino serão divulgados em breve.
Uno Furgão
Além do novo Fiorino 2014, outra novidade apresentada pela Fiat na Fenatran 2013 é o Uno Furgão, apresentado como conceito em 2011, o modelo nada mais é do que uma versão sem bancos do traseiro do compacto, que foi substituído por um espaço destinado para cargas, o espaço para carga é divido dos bancos traseiros por uma espécie de grade protetora, que também está presente nos vidros laterais e no traseiro do Uno Furgão.
Destinado ao uso comercial, ele pode levar até 1.000 litros ou 400 kg de peso e pode ter o conhecido motor 1.0L Evo Flex de 75 CV ou 1.4 EVo Flex de 88 CV e 12.5 kgfm de torque.
Essa versão furgão do Uno deve agradar, porque o modelo da Fiat é bastante usado por empresas em suas frotas para levar pequenas cargas ou fazer entregas.
Na Europa esses compactos com versões para cargas são bastante comuns. O Uno Furgão estará disponível em duas opções de cores, branco ou prata.
Segundo a Fiat os preços da nova Fiorino 2014/2015 e do novo Uno Furgão serão divulgados apenas no próximo mês, quando as venda se iniciam.