A Mercedes acaba de lançar oficialmente no Brasil a mais nova criação da AMG, o invocado A 45 AMG. Representante mais poderoso da turma dos hot hatches, e um dos compactos mais rápidos produzidos em série, o bólido chega ao país custando a bagatela de R$ 260,000 e com motor de 360 CV.
Quem olha para o A45 nem imagina do que ele é capaz, por baixo da aparência mansa e comportada de um hatchback comum com 4 portas, se esconde um legitimo esportivo, segundo a AMG, sua máquina é capaz de ir da inércia aos 100 km/h em apenas 4.6 segundos e alcança a velocidade final de 250 km/h, isso com o limitador, sem o equipamento a máxima poderia atingir os 280 km/h. Para se tornar um animal com temperamento nervoso, o pessoal da AMG praticamente reconstruiu o Classe A do zero, a começar pelo seu motor 2.0L, 4 cilindros, que foi retrabalhado para render incríveis 360 CV e 45 kgfm de torque este motor possui um turbo que pode trabalhar até com 1.8 bar de pressão, é como se cada 1.000 cilindrada deste motor desenvolvesse impressionantes 181 cv, de acordo com a Mercedes este é o motor 4 cilindros mais potente produzido em série.
A suspensão recebeu acerto mais esportivo ganhado molas mais rígidas. Porém a principal diferencial está no sistema de tração, para que o Classe A não se transforme em um monstro incontrolável sobretudo em curvas, a tração dianteira do hatch normal, cedeu lugar para a a moderna tração 4X4 4Matic, que distribui o torque por demanda de acordo com a necessidade entre o eixo dianteiro e traseiro.
O comportamento selvagem é denunciado pelo design muito agressivo em relação ao Classe A original. As rodas são de 19 polegadas de alumínio da AMG, com pneus 235/35 R 19, o sistema de escape conta com duas saídas em aço inox. O kit esportivo inclui ainda para-choques mais parrudos, com spoilers e tomadas de ar maiores, saias laterais, grade dianteira exclusiva com acabamento em colmeia e com somente um lâmina cromada, faróis fumes, entre outros detalhes, como sistema de freio com discos maiores 350 mm na dianteira e 320 mm na traseira, com pinças pintadas em vermelho.
Assim como por fora, a caretice passou longe da cabine do A45 AMG. Os bancos são do tipo concha roubam a cena são similares aos dos usados nos carros de competição, assim como o volante de base achatada, forrado com couro Alcantara. O acabamento traz ainda detalhes em fibra de carbono e alumínio escovado, a parte superior do painel é revestida em couro também. Para os metidos a pilotos as trocas de marcha são feitas por meio de paddler-shift acoplados ao volante.
Poucos carros são capaz de reunir design excepcional, desempenho de superesportivo e conforto de sedan de luxo, como o A45 AMG, a única queixa fica por conta do seu preço. Apesar de ter sido construindo para ser o carro mais acessível da AMG, uma pechincha em relação aos seus outros monstros como o SLS AMG e o C63 AMG. R$ 260,000 pode não ser o preço de um Porsche mas está de longe der ser barato, principalmente pelo seu tamanho.
Uma resposta
Tô na duvida compro ele ou o RS3? OHHHHHhh duvida cruel