Demorou, e demorou mesmo, mas finalmente a Fiat coloca no mercado uma nova geração para a famosa e bem sucedida Fiorino. O utilitário que deriva do Uno estava há 7 anos sem passar por mudanças. Porém para compensar agora tudo é novo, visual, interior, chassi, está mais equipada e com uma maior capacidade de carga, e o melhor custando praticamente a mesma coisa R$ 38.540. Confira os detalhes…
A versão básica (foto acima) virá praticamente pelada
Lançada oficialmente nesta quinta-feira 5 de dezembro, a nova Fiorino é fruto da engenharia e design da Fiat brasileira, parece que foi fácil, “ah eles pegaram um Uno e colocaram uma carroceria de furgão”, só que não !. O desenvolvimento da nova Fiorino foi bem mais complexo do que parece. A missão dos engenheiros da marca era de se criar um utilitário totalmente novo, robusto, versátil ou seja adaptável, com um maior espaço interno e uma suspensão que permitisse se colocar mais carga do que a antiga Fiorino.
A solução para isso foi pegar a dianteira e cabine do Uno, porém construir um chassi inédito, misto do Uno e da Strada, e da Strada também veio a bem acertada suspensão com feixes de molas. Parece fácil né? Mas juntar tudo isso deu muito trabalho, foram mais de 2 anos de desenvolvimentos e testes, alias, muitos testes para se chegar ao conjunto ideal, segundo a Fiat os protótipos rodaram mais de 1 milhão de km em desenvolvimento, e no total 357 profissionais se envolveram no projeto.
Em comparação com a antiga Fiorino, este modelo 2014/2015 é 20 cm mais comprido, 2.1 cm mais largo e 2 cm mais alto, outra medida importante que cresceu foi a distância entre os eixos, ampliada em bons 14 cm. Esta espichada na Fiorino permite agora ao modelo levar um pouco mais de carga, são 650 kg, 30 kg a mais do que a geração passada, porém a capacidade volumétrica foi reduzida de 3.200 litros para 3.100 litros.
A Fiat aposta bastante na versatilidade do modelo para conseguir os mais diversos compradores e aplicações, desde por exemplo: comerciantes que precisam de um carro para fazer entregas, passando por vendedores de hot dog, até ambulância, a própria Fiat fez questão de mostrar no lançamento do utilitário a imprensa, a Fiorino adaptada para estas aplicações.
Visualmente a nova Fiorino traz a dianteira do Uno, assim como o painel que é o mesmo do compacto, porém com novos e úteis porta-copos e porta objetos espalhado no interior, os bancos também são novos. Já na traseira há boas novidades como as portas do tipo “furgão” com ângulo de abertura de até 180 graus, elas se abrem em dois estágios 90º e depois se destravadas até 180º. As janelas das portas traseiras podem opcionalmente serem de vidro, alias trazendo um estilo bastante moderno (confira na foto abaixo). Outro detalhe interessante são as lanternas traseiras posicionadas nas colunas laterais, elas são modernas grandes e evidentes, nome Fiat cravado em alto relevo na lataria da porta direita traseira também da um charme a mais ao novo modelo comercial.
A versão mais equipada virá com janela de vidro, o que incrementa o visual da nova Fiorino
O motor disponível será o 1.4 Evo, o mesmo usado nas versões mais caras do Uno, ele desenvolve 85 cv com gasolina ou 88 cv com álcool, e um torque de 12.5 kgfm, este motor promete tornar a Fiorino muito mais econômica do que a antiga, isso também deve ser consumado devido a melhor aerodinâmica deste modelo frente ao antigo.
Ela será oferecida em duas versões: base e luxo, e virá praticamente pelada, de série quem pagar os R$ 38.540 pedidos pela versão mais barata, levará apenas os obrigatórios a partir de 2014: ABS e Airbag duplo, a diferença entre as versões base e luxo está no painel que na versão base vem sem o conta-giros, enquanto a versão luxo traz conta-giros e ainda o “trip computer” uma espécie de computador de bordo, mas se o comprador quiser pagar a mais pode trabalhar com mais conforto, com itens como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétrica, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, sistema de som com rádio e MP3, USB e RDS, faróis de neblina, brake light e até mesmo sensor de estacionamento traseiro, item inédito para esta categoria, estes equipamentos podem ser comprados separados ou em pacotes fechados.
A versão de entrada “base” fica devendo o conta-giros, porém traz marcadores digitais
De série o novo Fiorino traz ainda teto com porta objetos, forração integral do assoalho, laterais do interior do compartimento de carga com plástico de proteção, “bate carga” reforçado, luz no compartimento para carga e gancho para fixação da carga, lembrando que agora a divisão do compartimento de carga e a cabine e feita através de uma chapa de aço, e quando o modelo vir com porta traseira com vidro, esta divisória interna também vem com um vidro.
O compartimento para carga na nova Fiorino vem com proteção no piso e nas laterais, a divisão entre a cabine é feita por uma chapa de aço, que pode vir opcionalmente com vidro
A nova Fiorino estará disponível em quatro opções de cores: Vermelho Vermelho Alpine e Preto Vulcano, além da tradicional cor branca (Branco Banchisa), e haverá o metálico Prata Bari.
A Fiat espera vender 24 mil unidades da nova Fiorino em 2014, algo em torno de 2 mil carros por mês, tentado roubar clientes da falecida veterana VW Kombi, e principalmente brigando no mercado com os ferozes utilitários chineses, que estão cada vez mais presentes entre os pequenos empresários.
Respostas de 2
Quanto fica a fiorino completa, em 48x sem entrada . Grato.
Evolução total é o que eu digo a respeito da nova geração da Fiorino. Gostei desta segunda geração, melhorou em relação a primeira.
Nem bem lançou e eu já vi alguns pontos negativos nela como preço caro ainda mais para uma van comercial, deveria ter um espaço de carga um pouquinho maior, etc.
Aguardo um comparativo dela e da Chevrolet Montana Combo.