Para os viciados por carros, 2014 será um ano repleto de lançamentos de superesportivos, uma das novidades que desembarca por aqui é o Audi S3 Sedan, versão envenenada do inédito A3 Sedan. Quem olha para esse foguetinho de bolso nem imagine que o bólido é capaz de deixar na poeira – vários super-carro de peso. Alimentado por um bloco 2.0L Turbo retrabalhado para entregar 300 CV, 120 CV a mais do que a versão original. – esse é um dos modelos mais ardidos da Audi.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos (para ser ter uma ideia esse é praticamente o mesmo tempo do Porsche 911) e só não passa dos 250 km/h, por causa do limitador eletrônico de velocidade. As trocas de marcha são feitas em milésimos de segundo por meio de borboletas, posicionadas atrás do volante.
A má notícia é que no Brasil a versão nervosa vai custar o dobro do A3 Sedan normal, enquanto o primeiro vai sair por cerca de R$ 250,000 o segundo vai custar R$ 120,000
Embora seja o superesportivo de entrada da Audi, o S3 também traz doses generosas de luxo e conforto, os bancos esportivos são forrados com nappa italiana e costura vermelha aparente dá um charme todo especial a cabine, assim como o volante de base achatada e manopla de câmbio em alumínio, outro item exclusivo dos modelos da linha S.
O espaço interno é satisfatório graças ao entre-eixos de 2.63 m, já a carroceria 4.43 m de comprimento
O painel aposta em estilo sóbrio e amigável, governado pela simplicidade ele conta com poucos botões, é a maior parte dos equipamentos, como GPS, ar condicionado e sistema de áudio, são controlados por meio da tela do sistema multimídia MMI.
Embora seja forrado com materiais nobres, como alumínio escovado e nappa, o interior do S3 é despojado
Para um carro que seria capaz de passar dos 270 km/h, não fosse o limitador eletrônico, o S3 até que tem um visual discreto. A personalidade nervosa é denunciada apenas por alguns acessórios como as belas rodas de 19 polegadas, os retrovisores de alumínio, além grade com faixas de cromadas e o sistema de escape com quatro saídas, denunciam o seu comportamento apimentado. O S3 é um belo exemplo de ousadia, sem extravagância, ao contrário do rival CLA 45 AMG, que aposta em um estilo escandaloso.
Enfim o S3 Sedan é mais um integrante (e que integrante) da nova safra de esportivos compactos que prometem invadir o Brasil em 2014. A lista inclui ainda máquinas, como o Megane RS, Peugeot 208 GTI, Ford Fiesta ST e o Mercedes CLA AMG, arqui-rival do S3.