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Fim de ano chegando e nem por isso o mundo automotivo deixa te ter novidades, demorou bastante mas hoje (20 de dezembro) finalmente a Lamborghini revelou oficialmente o Huracan, a mais nova obra prima da marca italiana chega com a difícil missão de substituir o maior sucesso em vendas da Lambo, o Gallardo, que conseguiu bater recordes de venda e produção atingindo a marca de 14.022 unidades em 10 anos de produção.
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Apesar de ter divulgados as fotos hoje, o Lamborghini Huracán será lançado oficialmente e estará nos showroons da marca apenas no final de março, após ser apresentado no Salão de Genebra, mas antes disso alguns clientes privilegiados da marca ao redor do mundo, poderão conhecer o carro. Já que a partir de janeiro de 2014 a Lamborghini fará pequenos eventos de apresentação do carro, serão mais de 160 apresentações privadas em mais de 60 cidades ao redor do mundo.
Mas deixando a pompa de lado vamos ao que interessa ao carro, ou melhor ao touro. Pois bem, não é todo dia que a Lamborghini lança um modelo novo, o Gallardo mesmo foi lançado em 2003. E da trabalho fazer um lambo do zero como é o caso do Huracan, dos primeiros sketchs até os primeiros protótipos foram mais de 2 anos de trabalho.
Este novo Lamborghini foi concebido do zero, desde a chassi, passando pela carroceira e parte mecânica. Mas vamos começar do começo o nome, você deve estar se perguntando da onde a Lamborghini tira estes nomes tão diferentes? A resposta é dos touros, ora !. No caso do Huracan, este é o nome de um lendário touro de briga que devido a sua bravura virou lenda, era um touro da raça Conte de la Patilla, conhecido por sua coragem excepcional e forte senso de ataque, ele lutou na cidade espanhola de Alicante em 1879 e entrou para a história, não sabemos se ele sobreviveu a tal tourada mas deixa pra lá.
Baseado neste touro, além do nome, também é o desenho do Huracan, o modelo que conta com um inédito chassi híbrido que integra estruturas de fibra de carbono e alumínio, pesa apenas 1.422 kg. Seu design, principalmente a dianteira é bastante agressivo, note os faróis e as tomadas de ar como se fossem as narinas do touro, seguindo o estilo já visto em outros Lambos, a carroceria é esculpidas com traços retos e de ângulos fechados, um trabalho feito todo a mão, a Lamborghini quis criar um carro para ser desejado e cativar olhares. E podemos dizer que o resultado foi alcançado, a gente precisa de alguns minutos para analisar e contemplar cada canto do belo design deste novo touro italiano, vai lá !! De uma boa olhada nas fotos!.
A alma do Lamborghini Huracan será o conhecido V10 de 5.2 litros, já usado no Gallardo, porém este motor foi todo retrabalhado agora ele desenvolve 610 hp a 8.250 giros – da potência vem o “LP 610-4” usado no nome oficial do modelo, ah o 4 é referencia a tração nas 4 rodas, mas voltando ao motor ele gera um pesado torque de 56 kgfm a 6.500 rpm. Este motor conta com um novo sistema de injeção de combustível batizado pela Lamborghini de “Iniezione Diretta Stratificata”, um inédito sistema combina dois tipos de injeção direta e indireta, algo nunca visto em um motor, e o que isso significa, que este bloco consegue ser mais potente e ter mais torque, porém é mais econômico em relação ao antigo motor V10 do Gallardo, este já é um motor Euro6, atende as mais recentes padrões de emissões de poluentes da Europa.
Mas antes de falarmos de economia vamos ao desempenho, de acordo com os dados divulgados pela Lamborghini, o Huracan vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.2 segundos, alcança os 200 km/h em 9.9 segundos, e continua até alcançar mais de 325 km/h.
Porém mesmo sendo tão veloz ele consegue ser econômico, claro guardando as devidas proporções, afinal estamos falando de um V10 de 5.2 litros, ele faz 8 km/l, ou 12.5 litros a cada 100 km rodados. Apesar de ser algo fútil se pensar em consumo em um super carro, isso além do lado ecológico, também é uma preocupação a menos para os seus donos, já que na Europa abastecer o carro custa caro, a gasolina chega em alguns países como na Itália chega custar mais de R$ 4.70 o litro.
O câmbio do Huracan LP610-4 também é novo, trata-se de uma caixa automatizada de 7 velocidades e dupla embreagem batizada de “Lamborghini Doppia Frizione” (LDF), ela distribui a força do motor V10 para as rodas dianteira e traseira, através de um totalmente eletrônico sistema de tração integral nas quatro rodas.
Através do volante o piloto pode escolher o tipo de tração que deseja, seja para um simples passeio na estrada ou para se aproveitar o máximo do carro em uma pista de corrida, são três modos: STRADA, SPORT e CORSA, estes três setups, alteram ainda sistemas como a caixa de câmbio, as respostas do motor, o controle de estabilidade e até mesmo o som do motor.
De série o Huracane virá com freios com disco de cerâmica e carbono, direção dinâmica e suspensão “magneto-rheologic” ajustável.
Antes de terminar vamos dar uma analisada no interior do Huracan, o design impressiona, segue a mesma proposta do exterior, com traços retos, o painel é bastante futurista, note o formato do console de instrumentos, que alias não é real, ele é composto de uma tela de TFT com 12.3 polegadas de alta resolução, que informa o motorista além do básico como velocidade, rotação e marcha engatada, também exibe informações do sistema multi-mídia e mapas do GPS, podendo ser ainda configurado para outras funções. Já o console central é baseado em um console de avião, note o desenho os botões similares ao dos caças de guerra, a partida não é feita com chave e sim através do botão vermelho mostrado na foto abaixo.
Os bancos são bastante arrojados, eles são revestidos com materiais nobres como couro aveludado Alcantara e couro Nappa, presentes também no resto da cabine. O acabamento aliás em feito a mão e o comprador poderá customizar ao seu gosto, aplicando materiais e cores.
O Huracan começa a ser montado em breve na fábrica da Lamborghini em Sant’Agata, Bolonha, a previsão é de que a primeira unidade seja entregue ao seu feliz proprietário em março ou abril de 2014.
Agora que acabou de conferir os primeiros detalhes deste novo super carro da Lamborghini, nada melhor do que dar uma ouvida no ronco do motor deste touro, de uma conferida no vídeo abaixo, é rápido mas vale a pena. Ah uma dica, de uma aumentada no volume antes de dar o play no vídeo o ronco arrepia.