Kia Sportage – Em detalhes de 1995 a 2013, com informações fotos e preços

kia sportage 1998 diesel

Pouca gente sabe mais o Kia Sportage nasceu faz tempo, em 1993, com a proposta de ser um utilitário voltado para o mercado europeu, e a aposta foi muito bem acertada, já que o 4×4 foi um dos primeiros carros globais da Kia, fazendo um relativo sucesso na Europa, EUA e Oriente Médio, já no Brasil ele chegou em 1995 e também foi muito bem aceito pelo mercado.

kia sportage 1996

No Brasil o Kia Sportage chegou em 1995, importado da Coreia do Sul, de inicio apenas em uma versão única DLX, com um econômico, robusto, porém fraco motor diesel aspirado 2.2 litros de 65 cv, o mesmo motor usado na Besta. Graças a sua robustez, tração 4×4, estilo moderno e preço mais em conta frente aos utilitários importados concorrentes, como Suzuki Vitara e Mitusubishi Pajero, o Kia Sportage logo começou a se tornar popular nas ruas e a ter bons números em vendas no Brasil, se tornando o carro mais vendido da Kia no país na época após claro a van Besta.

kia sportage

Em 1996 a Kia passou a vender no Brasil uma versão nova do Sportage, com um motor mais moderno do que o espartano 2.2 diesel aspirado, trata-se do moderno (para a época) 2.0 16v a gasolina de 128 cv e 17.5 kgfm de torque, esta versão logo se tornou a mais vendida do Sportage, outra novidade no Sportage 1996 era a inédita opção do câmbio automático de 4 velocidades.

kia sportage

Com este novo motor 2.0 16v o Kia Sportage precisava de 14.7 segundos para ir de 0 a 100km/h e alcançava os 166 km/h, o grande ponto fraco do modelo principalmente na versão automática era o consumo bastante elevado, que ficava em torno dos 9 km/l de média.

kia sportage grand 1999

No ano de 1998, já como modelo 1999, a Kia passou a vender no Brasil a versão alongada do Sportage, batizada de Sportage Grand (foto acima), ela tinha chassi alongado em 25 cm, totalizando 4.50 metros, este ganho de espaço foi sentido principalmente no porta malas, que cresceu de 384 litros para espaçosos 520 litros, podendo ir para mais de 2000 litros com o banco traseiro rebatido. Esta versão era a top de linha vinha do Sportage e vinha completa de fábrica, trazendo inclusive quebra mato dianteiro em alumínio, revestimento em plástico na cor prata na parte inferior da carroceira, estribos laterais, rack no teto e ar-condicionado, esta versão chegou ao Brasil custando algo em torno de R$ 60.000 a R$ 65.000, disponível com motor a gasolina ou diesel.

kia sportage grand

kia sportage grand 1999 2001 traseira

E por falar em motor diesel, neste mesmo ano 1998, a linha 1999 do Sportage adotou também um novo motor diesel, saiu o velho 2.2 aspirado de 65 cv para dar lugar a um mais forte 2.0 agora turbo diesel, com injeção direta e com intercooler, capaz de desenvolver 87 cv e 20.5 kgfm de torque a 2.000 rpm, este motor deu uma bem vinda força extra ao Sportage diesel.

kia sportage 1996 2000 interior

kia sportage 1996 2001 interior

Em todas as versões o câmbio era manual de 5 marchas ou opcionalmente automática de 4 velocidades, a tração em todas as versões vendidas no Brasil era 4×4 com opção de reduzida, com acionamento através de uma segunda alavanca de câmbio. O motorista pode fazer a mudança de 4×2 para 4×4 mesmo com o carro em movimento em velocidades de até 60 km/h, já a tração reduzida só pode ser engatada com o carro parado.

kia sportage 1996 1999 interior banco traseiro

Apesar de não ser tão potente assim,este novo motor diesel do Sportage tinha como principal atrativo seu consumo bastante contido, em testes realizados pela revista Quatro Rodas, o Sportage diesel chassi curto, fez 12.6 km/l na cidade e até 13.9 km/l em trechos de estrada, porém o desempenho da versão diesel, irrita aqueles que gostam de pisar mais fundo, ainda nos testes da Quatro Rodas, o modelo precisou de eternos 19 segundos para ir de 0 a 100 km/h, marca pior do que um carro 1.0, retomada de 80 a 120 km/h foi feita em 17.5 s, e velocidade máxima obtida foi de 148 km/h.

kia sportage 1996 2001 interior porta malas

No ano de 2001 a Kia deixa de vender no Brasil a versão com motor a gasolina, o Sportage passa a ser oferecido apenas com o motor 2.0 turbo diesel de 88 cv, a saída da versão a gasolina se deve principalmente ao alto consumo e baixa procura.

kia sportage 1996 2001 interior

A lista de equipamentos do Sportage é interessante o modelo na grande maioria das versões vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, volante com ajuste de altura, porta copos, abertura interna do tanque de combustível, faróis com neblina, sistema de som com toca fitas, rodas de liga leve aro 15 com pneus 205/75 R15, as unidades mais novas incorporavam ainda airbag duplo.

No ano de 2003 a Kia deixou de vender no Brasil a primeira geração do Sportage, o modelo pode ser considerado um sucesso de venda para a sua categoria, foram comercializadas 15.300 unidades do modelo.

2ª Geração…

kia sportage 2005

 

kia sportage 2006 interior

No ano de 2005 a Kia lança no mundo a segunda geração do Sportage, o modelo mudou por completo, ganhou uma nova plataforma, mais leve – a mesma do Hyundai Tucson, sua carroceira ficou bem mais moderna com traços mais aerodinâmicos, robustos e equilibrados. O interior também foi totalmente reformulado, o acabamento que era bastante criticado no modelo anterior, foi totalmente revisto, o painel traz linhas modernas, destaque também para a lista de equipamentos que incorporou vários itens de segurança, como seis airbags, frontais, laterais e para os joelhos do motorista, sistema que monitora a pressão dos pneus, controle de tração e de estabilidade.

kia sportage 2005 2009

Esta nova geração era maior que a anterior, o comprimento passou dos 4.25 m para 4.35 m. Destaque para a chegada da versão com motor V6, 2.7 litros com bloco de alumínio DOCH 24 válvulas, capaz de desenvolver 173 cv, o câmbio é automático Sportmatic de 4 velocidades, este motor e câmbio vinham na versão top EX. Enquanto a versão de entrada LX dispunha de um 2.0 quatro cilindros 16v VVT, que desenvolve bons 140 cv acoplado com uma transmissão mecânica de 5 velocidades. A tração do Sportage 2006 poderia ser 4×2 dianteira ou 4×4 4WD. A suspensão também era nova, agora totalmente independente nas quatro rodas.

kia sportage 2006 2010 interior

kia sportage 2006 2010 interior

O consumo da versão V6 é elevado, de acordo com a revista Quatro Rodas, ele fez 6.9 km/l na cidade e 9.7 km/l na estrada, ele vai de 0 a 100 km/h em 13.5 segundos e alcança os 180 km/h.

kia sportage 2005 2008

Em matéria de equipamentos a versão de entrada EX 2.7, traz apenas o básico ar-condicionado manual, preparação para som, freios com ABS, airbag duplo, trio elétrico, controle de tração e de estabilidade.

kia sportage 2009 2010

Em 2009 a Kia colocou no mercado uma versão melhorada da atual geração lançada em 2005, esta recebeu uma nova dianteira com novas lanternas, grade e para-choque, tudo com visual mais agressivo e sofisticado, enquanto as lanternas traseiras ganharam novas lentes.

kia sportage 2009 2010

Terceira geração…

kia sportage 2011 2013

Lançado na Europa em 2010, a terceira geração do Kia Sportage, sofreu uma evolução gritante, principalmente em matéria de estilo, com design agora assinado pelo renomado alemão Peter Schreyer, o carro causou furor quando foi mostrado no Salão de Genebra em março de 2010, com traços bastante arrojados e futuristas, que atrai logo a primeira olhada, além disso o modelo ficou maior, mais largo e mais baixo do que a antiga geração, seu novo design também é bem mais aerodinâmico, seu coeficiente passou de 0.40 cx para 0.37 cx, porém apesar de ter ficado maior, o SUV da Kia sofreu uma dieta de 91 kg em seu peso. Os motores também eram totalmente novos.

kia sportage 2011 2013

Este novo e atual Sportage chegou ao Brasil no final de 2010, vindo com motor 2.0 16v a gasolina com 166 cv, acoplado com um câmbio mecânico de cinco velocidades, ou automática de seis marchas. A lista de equipamentos do modelo de entrada que parte de R$ 90.900 inclui ar-condicionado, faróis com acendimento automático, vidros travas e retrovisores com acionamento automático, rodas de liga leve aro 18, faróis de neblina, airbag duplo, freios com ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com CD Player Mp3, USB 4 alto falantes e 2 tweeters.

kia sportage 2011 2013

A versão intermediária traz ainda faróis dianteiros com LEDs, sistema multi-mídia com monitor de LCD, bancos em couro, retrovisores externos com aquecimento, setas incorporadas e rebatimento elétrico automático, ar-condicionado Dual Zone, banco do motorista com regulagens elétricas e 8 variações de ajustes, controle de tração e de estabilidade, controle de auxilio em aclives e declives que impede que o carro volte, ou desça, descansa braço central e computador de bordo.

kia sportage 2011 2013 interior painel

Enquanto a versão top de linha agrega itens como teto solar panorâmico que alcança também o banco traseiro, 10 airbags sendo laterais, frontais, tipo cortina e para os joelhos do motorista, além da tração 4×4.

kia sportage 2011 2013 interior

Em 2012 a Kia lançou no Brasil o Sportage com motor flex, trata se do mesmo 2.0 16v, porém com a opção de rodar também com etanol, a potência subiu para 169 cv com gasolina e até 178 cv com álcool, outra novidade foi a adoção de um novo câmbio mecânico agora com seis marchas, e uma nova caixa de direção, com assistência elétrica ao invés da antiga direção hidráulica.

Por fim o Sportage recebeu um novo sistema multi-mídia com GPS.

kia sportage 2011 2013 traseira

Agora em 2013 o modelo recebeu melhorias no exterior, com um novo para-choque e grade dianteira, estas alterações devem chegar ao Brasil no modelo 2014.

Ficha técnica e preços Kia Sportage de 1995 a 2013: (preços obtidos na tabela FIPE em 29 de dezembro de 2013)

Primeira geração 1995 a 2003

Sportage DLX motor 2.2 diesel 65 cv câmbio mecânico 5 marchas preço R$ 17.888

Este mesmo modelo ano 1997 R$ 20.724.

Kia Sportage DLX 1996 2.0 16v gasolina mecânico R$ 11.688.

Este mesmo modelo ano 1998 R$ 15.659.

Kia Sportage DLX 1996 2.0 16v gasolina automático R$ 13.900.

Este mesmo modelo 1999 R$ 18.200.

Sportage Grand 2.0 16v gasolina mecânico 1999 R$ 15.900;

Sportage Grand 2.0 16v gasolina automático 1999 R$ 17.670.

Sportage Grand 2.0 8v diesel mecânica 1999 R$ 19.421.

Sportage 2.0 8v diesel mecânica 2000 R$ 22.027.

Sportage 2.0 8v diesel 2002 R$ 23.600.

 

Segunda geração 2003 a 2010

Sportage LX 2.0 16v 142 cv 2003 R$ 29.440

2006 R$ 37.500

2008 R$ 40.500

2010 R$ 45.590

Sportage EX 2.0 16v 142 cv 2008 R$ 41.662

2010 R$ 46.444

Sportage EX 2.7 V6 4×4 automático 2005 R$ 40.002

2007 R$ 43.327

2009 R$ 47.039

2010 R$ 56.370

Terceira geração 2011 a 2014

Sportage LX 2.0 16v mecânico gasolina/flex 2011 R$ 71.724

2012 R$ 75.344,

2013 R$ 79.925

2014 R$ 82.445

0km R$ 89.733

Sportage LX 2.0 16v automático gasolina/flex 2011 R$ 75.196

2012 R$ 80.256

2013 R$ 84.246

2014 R$ 88.890

0km R$ 96.954

Sportage EX 2.0 16v mecânico 2011 R$ 80.778

2012 R$ 85.298

Sportage EX 2.0 16v automático flex 2011 R$ 84.787

2012 R$ 90.778

2013 R$ 96.458

2014 R$ 99.488

0km R$ 111.927

 

Compartilhe

Respostas de 10

  1. Olá, estou me aposentando e planejando uma viagem pela América do Sul (partindo de Campo Grande MS indo até Ushuaia e depois até Colômbia divisa com a Venezuela e Brasil novamente descendo pelo nordeste), gostaria da opinião de vocês sobre a melhor opção de kia sportage, ano/modelo e combustivel (outra dúvido, se for diesel aceita qualquer tipo de diesel oferecido nas bombas de combustivel, ex S50), tenho tido contato com muita gente que já fez este trecho e que fala muito bem do kia sportage, mas não sei sobre as gerações e motorizações preferidas para uma empreitada como esta.

  2. Realmente peças são précaria encontrar na lojas de peça,s tenho uma spt 98/99 a gasolina precisei comprar tambos de freios traseiros não encontrei usei tamancas da kombi ou seja gambiarra pura, é triste ter q fazer assim se não fizer tu fica parado mofando o carro em casa.

  3. É A KIA CRESCEU NO BRASIL e deixou empenhado os que tem as primeiras Sportege diesel ano 95, você não acha peças para as mais antigas eu tenho uma 95 e não consigo acha o tanque de combustível novo e nem usado, tomará que quem esta comprando os carros da kia motos não fiquem empenhadosdaqui a uns 5 anos é o que acontece eles vem vendem e depois se mandam deixando todos empenhados por não fabricarem peças, nos os brasileiros somos troxas mesmo né….. é uma merda vou ter que vender …..

  4. Um dos carros que eu sempre quis ter…

    Belíssimo em todas suas gerações. Só acho sua segunda geração junto com a terceira, perderam a essência de mini "jipe" como era a primeira geração.

    Sua atual geração ainda o faz ser o carro do segmento mais bonito do mundo em minha opinião. Uma pena que os grupos Gandini e CAOA estragam as marcas Kia-Hyundai.

  5. Grande carro. Só acho que ele perdeu um pouquinho a essência de ser um mini “jipinho” como era antes, mas ainda sim afirmo que o Kia é belíssimo e bom. A nova geração ou a atual geração é lindíssima, uma pena que o Grupo Gandini e o Grupo CAOA estraga as marcas Kia-Hyundai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas