Clique na imagem para ampliar
Um dos sedans japoneses mais conhecidos de todos os tempos, o Impreza, acaba de ganhar sua versão mais rápida já feita, a Subaru apresentou hoje no Salão de Detroit, a novo WRX STi 2015, o modelo que é considerado a versão mais evoluída do WRX, é o carro mais potente e rápido já feito pela Subaru, ele conta com motor 2.5 turbo Boxer, quatro cilindros, capaz de gerar 309 cv de potência.
Visualmente o WRX STi 2015 segue a tradição, o modelo conta com um visual parrudo e de poucos amigos, e claro com detalhes como capô com tomada de ar, e a enorme asa traseira. Além disso em relação a versão normal do Subaru WRX (que agora oficialmente não é chamado mais de Impreza), o STI traz um novo body-kit, com para-choques dianteiros com spoilers, nova grade dianteira e tomadas de ar com grade com desenho de colmeia, saias laterais, novas rodas da renomada marca BBS (pintadas na primeira edição de dourado, como manda a tradição) e um novo para-choque traseiro, com difusor integrado similar ao dos carros de competição, com um sistema de escape com quatro ponteiras.
Clique na imagem para ampliar
Passando pra parte mecânica o WRX preparado pela STi conta com um acerto mais incrementado, além do motor 2.5 que foi preparado e é o mais potente da linha Subaru na atualidade desenvolvendo 305 hp (309 cv) e um ótimo torque de 40 kgfm. O sedan esportivo traz ainda um câmbio manual tradicional de alavanca e pedal de embreagem, com seis marchas – nada de câmbio automático ou automatizado. Além de uma série de outras mudanças por exemplo como o sistema de direção modificado, com raio encurtado, com 2.5 de volta, contra 2.8 volta do modelo normal WRX, o que segundo a Subaru permite ao WRX STI ter uma direção com respostas mais ariscas e rápidas. O modelo conta ainda com um novo sistema de freios da marca Brembo, suspensão dianteira exclusiva com estrutura invertida, com braços em “L” em alumínio, e um ajuste mais rígido, nas primeiras 1000 unidades o WRX STI trará ainda rodas aro 18 em alumínio forjado da marca BBS.
Outro destaque é o sistema de tração integral, com um inédito diferencial DCCD, que pode ser traduzido como diferencial multi-modo central controlado pelo motorista, ou seja, um diferencial que pode ser controlado pelo motorista, em termos normais o torque do motor, funciona em 41% na dianteira e 59 % na traseira. O sistema de tração controla a distribuição funcionando com sensores que monitoram o ângulo do volante, posição do acelerador, RPM, força G, freios e até mesmo o funcionamento do ABS.
Clique na imagem para ampliar
Por fim o WRX STI 2015 vem ainda com o (SI-DRIVE) que permite ao motorista ajustar as características do carro em três modos: “Intelligent,” “Sport” e “Sport Sharp”, este último é um modo mais radical, os modos são selecionados através de um botão giratório no console central, o diferencial é do tipo sensível ao torque TORSEN®, e há ainda VDC, Active Torque Vectoring, graças ao controle de estabilidade e de tração, o sistema aplica força de frenagem no lado interno da curva nas rodas dianteira, o sistema pode ser usado nos modos: “VDC normal”, “Tracion” ou “Off”.
Por dentro o WRX STI 2015 conta com bancos esportivos com revestimento em dois tons, com couro e Alcantara – couro aveludado, e costuras e detalhes em vermelho, revestimentos e apliques alumínio, além de fibra de carbono no painel e console central, volante esportivo multi-funcional revestido em couro e com base achatada, pedais em alumínio, destaque ainda para o útil monitor central em LCD com 3.5 polegadas, posicionado no topo do painel que informa detalhes como pressão do óleo, rotação, temperatura do motor.
O Novo Subaru WRX STI 2015, começa a ser vendido a partir de abril no EUA, por enquanto o preço ainda não foi divulgado, ele deve chegar ao Brasil ainda este ano.