US$ 251.900 dólares, este é o preço da veloz e bela perua CLS AMG 63 Shooting Brake no Brasil, valor que com o dólar hoje na casa dos R$ 2.40, daria algo em torno dos R$ 590 mil, valor bastante salgado, porém ao conhecermos a de perto a Shooting Brake AMG descobrimos que ela tem qualidades que a permite custar tão caro, esta perua com formas únicas é um legitimo esportivo, ao começar pelo motor, a CLS Shooting Brake traz o segundo maior bloco da Mercedes atualmente em produção, um V8 5.5 litros, bi-turbo com 557 cv de potência e 80 kgfm de torque, somado há um eficiente câmbio de 7 velocidade e tração integral, ela dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 km/h limitada eletronicamente.
Além do desempenho que compete com muitos superesportivos da atualidade, a CLS AMG é funcional, ou seja, é uma perua de “verdade” para 4 ocupantes com muito espaço interno, e porta malas que pode levar até 1550 litros, porém isso com um visual, jovem, diferente e arrebatador, seu estilo foi pensado justamente para isso, quebrar os padrões de um carro comum, ela pode ser considerada um misto de perua com coupé.
A CLS Shooting Brake mede quase 5 metros
Lançado na Europa no final de 2012, a CLS 63AMG Shooting Brake conta com visual exclusivo em relação a versão normal da CLS Shooting Brake, como para-choque dianteiro com visual mais agressivo, rodas de alumínio da AMG aro 19 com pneus 255/35 R 19 na dianteira e 285/30 R 19, além de para-choque traseiro com difusor, e escapamento com quatro vistosas ponteiras retangulares cromadas, nas laterais a inscrição “V8 Bi-Turbo” também da um charme a mais ao carro.
O interior também apresenta um acabamento muito mais refinado, o painel traz apliques em fibra de carbono, o volante é esportivo com base achatada e acabamento em alumínio, os pedais são em alumínio. Outro detalhe de sofisticação está no revestimento do piso do porta malas, em madeira original de cerejeira americana, os revestimentos do teto e das colunas também são exclusivos.
As medidas da CLS Shooting Brake são bastante generosas, ela possui 4.99 metros de comprimento, e entre eixos de 2.87 metros, ou seja espaço interno é o que não falta.
Como dissemos esta perua conta com qualidades que fazem dela um modelo bastante especial, a suspensão por exemplo, traz o sistema AMG RIDE CONTROL, com amortecedores a ar, que se ajustam automaticamente, dependendo das condições da pilotagem, deixando o carro alto ou baixo, mais confortável ou esportivo, o motorista pode ainda escolher entre três modos pré-programados de ajuste desta suspensão: “Comfort”, “Sport” e “Sport plus”, o controle de estabilidade e a direção também podem ser ajustados em três modos de pilotagem com um toque de botão. Para completar o cardápio a disposição do piloto, o câmbio AMG SPEEDSHIFT MCT 7, também pode ser ajustado em vários modos, “Controlled Efficiency” (C) é o modo mais econômico, na qual o start/stop é ligado, desligando sempre os 8 cilindros do motor quando o veículo para. O segundo modo disponível é o “S” (Sport), o terceiro é ainda mais radical “S+” (Sport plus) e o “M” (Manual) na qual as respostas do motor são mais apuradas e rápidas, são feitas também alterações no sistema de injeção. Para quem quer dar uma arrancada em cada saída de semáforo, o carro conta ainda com RACE START, um incrível controle de largada, que impede que as rodas patinem nas arrancadas, deixando o modelo muito mais ágil.
Opcionalmente a CLS 63 AMG pode vir com discos de cerâmica e carbono com 360 mm na dianteira, discos similares aos usados pelos carros de F1 e superesportivos como Lamborghini e Ferrari.
A tração da CLS 63 AMG Shooting Brake é integral nas quatro rodas 4Matic. Sua grande rival é a Audi RS6 Avant, que no Brasil custa R$ 556.000, traz motor V8 de 560 cv, vai de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e alcança os 305 km/h, ambas são atualmente as peruas mais rápidas e potentes do mundo, produzidas em série.
Preço US$ 251.900 dólares