Lançada em 2008, a Ferrari California é o atual modelo de entrada da marca italiana, não só por isso mas é também a mais vendida, considerada um verdadeiro sucesso de vendas, porém para continuar esse sucesso, a Ferrari já prepara para o mês que vem no Salão de Genebra, o lançamento de uma geração atualizada da California, batizada de “California T”, ela traz atualizações visuais, melhorias no acerto mecânico, e um motor mais econômico e potente, com 100 cv a mais de potência e 50% a mais de torque.
Desde quando foi lançada a Ferrari California conta com um V8 frontal central, com 4.3 litros e 460 hp de potência com 49 kgfm de torque, agora este bloco V8 ganhará a ajuda de um turbo, dai o “T” agregado ao nome da California, este bloco é praticamente todo novo, ele teve sua cilindrada reduzida, passando de 4.3 para 3.8 litros, a potência subiu dos 460 para 560 hp e o torque saltou de 49 para elevados 75.5 kgfm. Com este novo e mais potente motor, os números de desempenho da Ferrar California passaram a impressionar ainda mais, a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 4 segundos para 3.6 segundos, e a velocidade máxima de 310 km/h para 316 km/h.
O mais interessante é que apesar da adoção do turbo e do ganho pesado ganho de potência e torque, houve uma redução de 15% no consumo de combustível. Outro detalhe é que o ronco do motor, segundo a Ferrari é um ronco nunca ouvido em um motor turbo.
Visualmente a California T, traz um estilo completamente atualizado em relação a versão original, os faróis são novos e são inspirados nos recentes lançamentos da Ferrari como a FF e a F12 Berlinetta, eles possuem luzes LEDs e visual bem mais moderno, o para-choque também é novo, traz uma tomada de ar central maior e um estilo mais intimidador, o capô também é novo e conta com duas saídas de ar.
As laterais da Ferrari California T foram redesenhadas, ganharam vinco mais acentuados, por exemplo as saídas de ar na altura do para-lamas dianteiro foram ampliadas, e a parte inferior das laterais do carro ficaram mais aerodinâmicas e limpas. Enquanto na traseira, apenas as lanternas mantiveram o desenho antigo, de resto tudo é novo, como a tampa do porta malas, o para-choque que traz novas saídas de ar e um enorme difusor inspirado nas Ferraris de competição, o sistema de escapamento também é novo, assim como as rodas que possuem duas opções de desenho.
Os engenheiros da Ferrari, ainda fizeram melhorias na suspensão da California, instalando novas molas e amortecedores Magnaride com resposta mais veloz. O controle de tração F1-Trac também foi revisto, a California pode agora vir com novos freios de cerâmica e carbono.
Por dentro da nova Ferrari California também há novidades, vários detalhes foram revistos como o console central, foi todo reprojetado, além de visual mais atraente e um acabamento mais refinado com detalhes em alumínio, o console abriga ainda um novo sistema multi-mídia com tela de touch de 6.5 polegadas, o volante também é novo e traz novos botões, há novos detalhes como controles e botões no painel, há novos mostradores e os bancos são mais sofisticado em couro do ateliê da Frau, uma renomada marca centenária italiana, eles são feitos de forma artesanal.