Novo Ford Focus com motor 1.6 Sigma Flex será lançado em junho

ford focus 1.6 2010

O novo Ford Focus deve finalmente ganhar uma versão Flex, segundo informações publicadas no blog argentino Argentina Auto Blog, a Ford irá lançar no mês que vem (junho), o Focus com motor 1.6 16v, e este não é qualquer motor, trata-se da nova geração de motores da Ford, chamada de Sigma eles já equipam alguns carros da marca na Europa.

ford focus 1.6 2010

Este novo motor conta com um novo sistema de injeção de combustível, e sistema de comandos variáveis de válvulas, o bloco e cartem são em alumínio, outra novidade é que ele terá 16 válvulas (2 válvulas por cilindro), ao contrário do Zetec Rocam o acionamento do comando será feito por correia dentada. A potência deve variar entre 101 a 114 cv. Apesar do Ford Fucus ser montado na Argentina, o motor Sigma deve ser feito no Brasil, na nova fábrica em Taubaté.

É esperado também que o novo Focus 1.6 tenha preço abaixo dos R$ 50 mil, e para isto ele deve abrir mão de alguns equipamentos das versões GLX e Ghia. Com a chegada desta nova versão o Ford Focus antigo que ainda é vendido na versão 1.6, saíra de vez de linha.

Aos poucos a Ford planeja substituir os atuais motores ZetecRocan, que equipa as versões 1.6 dos modelos Ford Ka, Ford Fiesta e Ecosport.

fonte: Argentina Auto Blog

Compartilhe

Respostas de 13

  1. Alguem sabe dizer porque o Focus 1.6 mod.2010 /2011 tem um barulho de motor velho e porque esse barrulho fica dentro do carro, como se não tivesse izolamento acustico?

    Tenho um com 4.000km e revendedora me informou que o barulho é normal . eu não aceito um carro tão caro com esse barrulho , podem confirmar se é normal ?

    1. Francisco

      Pelo menos nós aqui do site não recebemos nenhuma reclamação por parte de ruídos no novo Focus, ou seja este barulho que você informa não é normal, principalmente para um carro novo e do nível do Focus.

      abraço

  2. Estou com uma grande duvida, penso em comprar um ford focus Hatch l.6 flex, mas segundo informações ele vem com motor sigma, então peregunto? l- esse motor usa correia dentada 2 – Esse veiculo é economico, ou faz na cidade uns 5 ou 6 km/ litro,3 – Vale a pena investir nesse veiculo. grato.

    1. Roberto

      O motor Sigma da Ford usa uma moderna correia dentada (o antigo Zetec Rocam tinha tinha comando com acionamento por corrente de metal). Segundo a segundo a Ford esta correira dentada do motor Sigma tem vida útil de 160 mil km, já o motor em si segundo a Ford tem uma durabilidade programada de 240 mil km. Teoricamente este motor Sigma necessitará de menos manutenção que um motor normal. Agora se isto é mesmo verdade só o tempo irá comprovar.

      Com relação a economia de combustível, o novo motor Sigma da Ford, se mostra razoável, a montadora divulga um consumo de 7.5 km/l cidade e 11.5 km/l na estrada isto com álcool, já com gasolina o Focus 1.6 Sigma faz 10.3 km/l e 15.5 km/l.

      Porém segundo testes da revista Quatro Rodas, o Focus 1.6 16v Sigma fez com álcool 6.8 km/l na cidade e 9.2 km/l na estrada.

  3. Era só o que faltava a ford entra nessa de correia dentada num motor tão moderno PQP… a ford me desanimou… depois de fazer um motor ótimo q é o rocan ( comando por corrente ) faz essa ''CAGADA'' @#$%@@#$%@#%

  4. Correia dentada denovo??? Tem hr q a ford desanima ja num chega os motores Zetec 16V. q eram correa dentada agora o sigma tb? Q dureza… Viva o Rocan comando por corrente, 8V. e 0 de manutenção

  5. Alguém sabe se a Ford irá lançar mesmo o Focus Titanium em Dez/2009? Estou querendo comprá-lo no entanto se a montadora americana continuar demorando para lançar o Motor 2.0 flex aqui no Brasil, terei que optar por outra marca de carro.

    1. Sim é o que circula na imprensa especializada, a Ford deve lançar em dezembro de 2009, as versões Flex dos motores 1.6 e 2.0, que equipam o Focus.
      Vale lembrar que estes motores Flex, já era para terem chegados na metade deste ano, coisa que não aconteceu.

      Mas parece que desta vez vai mesmo, prova disto é que a Ford já está vendendo o Focus 2.0 tanto na versão sedan quanto hatch, com taxa zero no financiamento em 24 vezes.

    1. É amigo e ainda não há previsão de quando a Ford irá lançar este novo motor, e olha que as vendas do novo Focus tanto do sedan quanto do hatch andam muito em baixa, o que justificaria ainda mais este lançamento, já que o Focus é o único da sua categoria que não conta com motor Flex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas