A Mini revelará no Salão de Genebra a versão conceito, do primeiro Cooper de 4 portas da história, trata-se do novo Clubman, o modelo é um misto de hatch com perua, ele será o maior carro já feito pelo marca, sendo nada menos do que 23 cm mais comprido e 17 cm mais largo do que o antigo Mini Clubman, o que permitiu aos engenheiros da Mini colocar as duas portas traseiras no carro, além de conseguir um aproveitamento do espaço interno nunca visto, ou seja, o Mini Cooper cresceu.
O novo Mini Clubman, apesar de ser mostrado em Genebra ainda como um conceito, deve entrar em produção em breve, ele criará um novo patamar dentro da Mini, tendo dimensões mais amplas do que os demais Mini Coopers, são 4.23 metros de comprimento, por 1.84 m de largura e 1.45 m de altura, medidas que fará dele quando entrar em produção o maior Mini já feito, maior até mesmo que o o SUV Countryman, que mede 4.10 metros.
Visualmente o modelo segue o novo padrão de estilo, inaugurado pea nova geração do Mini Cooper apresentado no final de 2013, que na verdade é uma releitura do tradicional e clássico visual do Mini Cooper da década de 1960. Porém o Clubman Concept traz vários detalhes inéditos, como para-choque com grade cromada, tomadas de ar, saídas de ar nas laterais, teto divido em duas partes com dois painéis de vidro, e uma charmosa tampa do porta malas que se abre em duas partes, uma para cada lado, assim como em um furgão ou uma van, o desenho futurista das lanternas traseiras com LEDs também impressiona, o modelo conceitual é equipado com rodas cromadas aro 19, que combina com vários outros elementos cromados presentes no carro.
O interior é puramente conceitual, infelizmente dificilmente veremos este interior no carro que chegará as ruas, o painel possui visual limpo e estiloso, com destaque para o enorme mostrador oval ao centro do painel que abriga uma moderna central multi-mídia com GPS, além do estilo inovador, destaque para os materiais nobres usados no acabamento, como alumínio, couro patenteado vermelho Berry Red, couro Nappa e Alcantara.
O painel de instrumento traz mostradores individuais feitos em alumínio e partes em Black Chrome, os materiais proporcionam um interior limpo, porém ao mesmo tempo refinado e sofisticado. Os bancos também possui um formato diferente em forma de concha, e um acabamento requintado com couro preto e Alcantara – couro aveludado acolchoado, note nas fotos abaixo, o console central é multi-funcional com tela e botões, de uma olhada também no desenho diferente da alavanca de câmbio (foto acima). Outro detalhe legal do Mini Clubman Concept é que o porta malas, possui uma espécie de compartimento abaixo do assoalho, com tampa de vidro, ele pode ser usado por exemplo para guardar roupas, ou sapatos.
A Mini ainda não falou nada a respeito, mas tudo indica que ainda este ano a marca inglesa que faz parte do grupo BMW revelará a versão de produção do novo Clubman, provavelmente ela será mostrada no final do ano, em outubro no Salão de Paris.