A Land Rover acabou de apresentar nessa quarta-feira (13 de março) no Brasil o novo Range Rover Evoque com câmbio automático de nove marchas. Disponível em cinco versões, ele chega custando a partir de R$ 192.000, na configuração Pure, podendo chegar a bagatela de 281.900 reais na versão top de linha (Dynamic Tech Coupe). O SUV que é fenômeno de vendas no mundo todo e sonho de consumo de boa dos endinheirados brasileiros, passou por sutis mudanças, a principal novidade fica por conta do inédito câmbio automático de nove velocidades, desenvolvido pela alemã ZF, além disso o jipão recebeu novos retrovisores (menores e com LEDs integrado), novas rodas de liga leve aro 18, 19 ou aro 20 (cromadas, ou com pintura preta brilhante dependendo da versão) e duas opções extra de cores para a carroceria: Azul Loire e Zanzibar.
Na versão top o preço do Evoque fica próximo dos R$ 300.000
A nova caixa de câmbio ZF-9HP, apesar de contar com mais marchas, é 7 quilos mais leve que a anterior, automática de seis velocidades. A redução de peso foi obtida graças ao uso extensivo de alumínio. Já o motor 2.0, continua alcançando 240 CV de potência, a velocidade máxima anunciada pela marca é de 217 km/h enquanto a prova de 0 a 100 km/h em 7.6 segundos. Lembrando que a tração continua permanente nas quatro rodas 4WD em todas as versões.
A sofisticação e a eficiência foram dois dos aspectos realçados no novo modelo 2014 do Evoque. Segundo a Land Rover o consumo de combustível foi reduzido em até 12% em trechos urbanos e em até 20 % na estrada, por exemplo andando se em velocidade de cruzeiro acima dos 110 km/h a rotação do motor em 9 marcha, é bastante baixa, abaixo dos 2.000 rpm – foto abaixo, fazendo o motor trabalhar em um regime bem mais econômico, além de diminuir o barulho interno.
Andando se em velocidade de cruzeiro acima dos 110 km/h a rotação do motor em 9 marcha, é bastante baixa, abaixo dos 2.000 rpm
Além disso a nova caixa de marchas, garante uma pilotagem mais divertida e confortável, já que tem respostas mais suaves e rápidas em relação ao antigo câmbio, há borboletas atrás do volante que permitem que o motorista faça as trocas de marcha de forma manual sequencial, por fim há ainda um modo esportivo.
As configurações que têm o “sobrenome” Tech contam, de série vem com tela central touchscreen de 8 polegadas com tecnologia Dual View que se divide em duas partes, e HD para armazenamento de músicas e dados, sistema de câmeras 360º e controle de cruzeiro adaptativo que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, podendo até frear o carro automaticamente.
Destaque para equipamentos tecnológicos disponível como o Torque Vectoring, que através de algoritmos sofisticados, distribui o torque de forma independente para cada uma das 4 rodas, aumentando o controle do carro em qualquer situação. Outra inovação é o sistema de estacionamento Park Assist, que agora além de fazer balizas de forma automática em vagas paralelas, também faz a manobra de estacionamento em vagas perpendiculares, como nas vagas de um estacionamento de shop, ou apartamentos por exemplo, basta o motorista parar o carro perto da vaga pretendida que o sistema faz os cálculos, vira o volante, cabendo ao motorista apenas olhar as instruções, acelerar ou frear o carro quando necessário.
Além disso o Evoque conta com uma infinidades de itens de segurança ativa em todas as versões, como controle de tração ETC, controle de estabilidade DSC, controle de torque EDC, sistema anti capotagem RSC, controle de descida em ladeira HDC, assistente de partida em ladeiras, além de freios com EBA e EBD, freio de estacionamento eletrônico e direção com assistência elétrica. Ele vem também com o conhecido sistema Terrain Response®, que ajusta itens como suspensão, tração, direção, câmbio e respostas do acelerador de acordo com as condições do terreno em que o carro está andando.
Rodas de 20 polegadas é outra novidade do Evoque 2014
O Evoque 2014 chega ao Brasil nas versões coupé 2 portas, ou 5 portas, em três versões de acabamento: Pure, Dynamic e Prestige, sendo que há o pacote de equipamentos Tech Pack, o comprador pode ainda customizar a cor da carroceria, do teto e dos revestimentos internos, no site da Land Rover do Brasil há um interessante configurador que mostra todas as opções para o Evoque, é bem bacana.
Confira abaixo os preços e versões do Evoque 2014:
Pure Tech Pack 5 portas- R$ 192 mil
Dynamic 5 portas – R$ 227.200
Prestige 5 portas – R$ 219.100
Prestige Tech Pack 5 portas – R$ 271.900
Dynamic Tech Pack 5 portas – R$ 277.900
Pure Tech Pack Coupé – R$ 195.800
Dynamic Tech Pack Coupé – R$ 281.700