Quando a Porsche lançou o Cayman em 2006, a ideia era criar uma opção mais acessível e compacta ao famoso 911 Carrera, a aposta deu certo, passados oito anos o carro se tornou um fenômeno em vendas, cresceu em tamanho e potencia, passando a se destacar como um dos melhores e mais divertidos esportivos acessíveis da atualidade – acessíveis porque ele custa relativamente barato para um Porsche R$ 319.000 no Brasil . E todo esse prestígio deve ficar ainda maior com o lançamento da inédita versão GTS, apresentada nesta quarta (20 de março), o bólido é praticamente um carro de corrida com traje social.
Desenvolvido a partir do Cayman S, o GTS traz modificações pesadas no motor e no visual. Focados na pista de corrida, e claro no desempenho, o bólido é o carro ideal para voar baixo em um “track day”, sob o capô está um bloco seis cilindros, Boxer 3.4 litros que após várias modificações passou a render 340 CV (15 cv) a menos do que a versão a qual é baseada.
Além de ser mais potente, o GTS tem uma suspensão mais rígida e vem com o novo sistema PASM (Porsche Active Suspension Management), uma suspensão ativa com ajustes elétronico, as reações do volante são mais rápidas e precisas, e a aerodinâmica foi aperfeiçoada para criar mais down-force e aderência.
Segundo a marca sua nova criação vai de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos e pode atingir uma velocidade final de 285 quilômetros por hora
Intimidador o visual foi inspirado nos bólidos de competição da Porsche, a carroceria conta com uma série e refinamento visuais, ao começar pelas rodas de liga aro 20, as tomadas de ar ganharam um padrão exclusivo e acabamento na cor preta, as lanternas traseiras fumes também são exclusivas, assim como o extrator no sistema de escape.
No interior o destaque fica para os bancos do tipo concha, forrados de modo artesanal com Alcântara, um tipo de couro sintético usado apenas nos modelos mais sanguinário da Porsche, em vários carros de corrida.
Com apresentação oficial agendada para o Salão de Pequim, em abril, as vendas começam em maio, o novo modelo já tem preço fixado na Europa em 98.000 euros o que equivale a cerca de R$ 320,000. Isso na Europa, já no Brasil o valor não deve ficar abaixo dos R$ 400,000, ou seja esse é um brinquedo para poucos.
Além do Cayman o Porsche Boxster também ganhou uma inédita versão GTS, ele traz as mesmas características e motor do Cayman.