Começou nessa semana o Salão de Nova York 2014, e um dos principais lançamentos do evento que vai até o próximo dia 18 de abril é o Novo Focus Sedan 2015. Assim com o Focus hatch – apresentado em março no Salão de Genebra, o modelo passou por uma plástica de meia idade, ganhando dianteira e traseira totalmente redesenhadas.
Grade à la Fusion e novos faróis e lanternas redesenhadas são as principais novidades da linha 2015
Você assim como muita gente pode ter achado que o Focus perdeu a personalidade e ficou igual a todos os modelos da Ford como Fiesta e Fusion, pode até ser, porém é inegável que o sedan ficou mais bonito e agressivo do que o atual. Além disso já estava mais do que na hora do Focus Sedan passar por um facelift, essa é a primeira plástica feita na geração atual do Focus desde o seu lançamento no início de 2010 (por aqui o sedan junto com o hatch deram as caras apenas no ano passado).
Embora não surpreenda o novo visual deixou o sedan da Ford mais atraente
Ao olhar as imagens da cabine é visível que o interior subiu de nível, o desenho do painel em sua parte central foi revisto, ficando mais ergonômico, a alavanca de freio de mão foi reposicionada – assim como o volante que além do novo visual traz novos comandos e sistema de aquecimento, os bancos também são novos e trazem novos revestimentos. O Focus continua se destacando pela eletrônica a bordo, a versão top conta com um novo sistema multimídia touchpad de 8 polegadas com comando de voz e um sistema de estacionamento que praticamente faz balizas sozinho.
Já em relação ao motores, o Novo Focus Sedan deve contar com motores bastante similar ao atual modelo, na Europa ele estará equipado com o inovador motor 1.0L EcoBoost de 100 CV e 125 CV. Além de blocos a diesel com potências que vão de 95 a 180 CV. Já a opções de câmbio, incluem uma nova caixa manual de seis velocidade, ou automatizada Powershift também com seis velocidades.
O modelo mostrado nas fotos é uma nova versão exclusiva para os EUA, chamado de Focus SE Sport Package, ele traz um perfil mais esportivo, com grade dianteira pintada em preto fosco, rodas exclusivas aro 17 com pneus P215/50 HR-17, aerofólio na traseira, além de suspensão reajustada mais baixa, e paddle shift atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial.
Segundo a imprensa especializada o tapa no visual também deve ser estendido ao Focus ST – versão invocada do Ford – ela deve ser reestilizada até o Salão de Frankfurt em setembro.
Se você comprou um Novo Focus recentemente no Brasil não precisa se preocupar – apesar das vendas fracas desta nova geração por aqui, a Ford não deve atualizar tão cedo o modelo. A expectativa é de que isso ocorra apenas no final de 2015, lembrando que o Focus vendido no Brasil é produzido na Argentina e ele foi lançado por aqui há pouco tempo, em outubro de 2013.