A Land Rover quer fazer do Discovery, uma família própria assim como fez com o Range Rover, que deu origem ao Evoque. A montadora inglesa levou para o Salão de Nova York 2014 este interessante conceito chamado de Discovery Vision Concept, que como o próprio nome diz, mostra o que a marca planeja para o futuro do Discovery, que deve ser lançado em 2015. Porém o que mais chama atenção é que o carro é recheado de tecnologias inacreditáveis, confira…
Abordando um estilo de desenho totalmente novo, com contornos suaves e limpos, assinado por Gerry McGovern, muitos dos elementos usados neste conceito estará presente na nova geração do Discovery que será apresentado em 2015 e provavelmente nos modelos da nova família que será criada, note que não há o pilar central (coluna “B”) e a coluna frontal é bastante reduzida, o que aumenta a amplitude visual no interior do carro e confere uma aparência diferente ao veículo, as portas traseiras são do tipo suicida, ou seja se abrem para trás. O Discovery Vision Concept possui capacidade para 7 pessoas, e teto é um pouco elevado na traseira, justamente para acomodar os dois bancos extras no porta malas, um detalhe presente deste a primeira geração do Discovery de 1989.
O mesmo padrão de estilo limpo e moderno, esta presente no interior, porém claro como se trata de um conceito os designer e engenheiros da Land Rover puderam ir um pouco além com a imaginação, note que fisicamente não há nenhum botão sequer no painel ou no console central, tudo foi substituído por um enorme display touch screen de alta resolução, o sistema chamado de Human-Machine Interface (HMI), reúne diversas funções, como ainda está em desenvolvimento deve chegar as ruas nos próximos anos.
Ainda nesta mesma proposta de tecnologia, a Land Rover trabalha em um sistema chamado Gesture Control, ou controle por gestos, note que não há maçaneta externas nas portas, o motorista pode controlar por gestos várias funções do carro como abertura das portas, acionamento da seta, faróis e as telas traseira.
Outro sistema bem legal é um controle remoto para o carro, ele permite ao motorista manobrar o carro em pequenas velocidades, sem estar sentado dentro dele, a Land Rover diz que o sistema é bastante útil em atividades como pratica de off-road, ou acoplar o Discovery a um trailer ou reboque.
O motorista conta com informações de navegação do GPS projetadas por laser no para-brisa, informando símbolos e imagens no campo visual do motorista, como velocidade, informações de placas, ou em que direção ele deve ir.
Achou isso inovador ? É porque você não viu o sistema chamado “see-through hood” ou “Transparent Bonnet” – capô transparente, ele literalmente permite ao motorista enxergar o chão embaixo do carro embaixo do capô, como se o capô fosse transparente, ou como se a dianteira do carro fosse invisível na visão do motorista. Vamos tentar explica melhor, a tecnologia consiste em um conjunto de câmeras posicionadas embaixo do carro na dianteira, elas funcionam em conjunto com o display “Head Up” que projeta informações no para-brisa, ao transpor trechos mais difíceis, o motorista liga o sistema que projeta as imagens de baixo do carro no para-brisa, literalmente como se o capô fosse invisível. Confira no vídeo abaixo o sistema em funcionamento.
Por fim há ainda sistemas off-rod que funcionam com ajuda de lasers, como o Laser Terrain Scanning, que escaneia o chão em que o carro está andando, criando uma espécie de mapa, e identificando detalhes como buracos ou elevações, ou ainda o Wade Aid, que também através de um laser mede a profundidade da água de um trecho alagado antes do carro entrar nela, evitando por exemplo do motorista tentar atravessar um trecho alagado que está além da capacidade do carro.
O Discovery Vision Concept ainda traz a nova geração do conhecido sistema Terrain Response, que ajusta a mecânica do carro para o tipo de terreno em que se anda, sem qualquer interferência do motorista.
Dr Wolfgang Epple, chefe de pesquisa e tecnologia, fala que a Land Rover está sendo pioneira em várias tecnologias que devem aumentar a capacidade e versatilidade de um SUV, deixando os carros inteligentes e funcionais, capazes de atravessar quase qualquer tipo de terreno, muitas tecnologias devem estar presentes nos carros de rua nos próximos anos.
A nova geração do Land Rover Discovery deve ser mostrada em 2015.