Além da versão brutal do Golf com 400 CV, outro protótipo que a VW levou para o Salão de Pequim na China (que abriu as portas nesse final de semana) é o belo “New Midsize Coupe”, o se preferir apenas NMC. Criado a partir do sedan Jetta, o NMC é uma espécie de coupé de quatro portas, com design arrojado e proposta premium.
Segundo o chefão de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, o NMC antecipa a linguagem de design dos futuros sedans da marca, incluindo o totalmente Novo Jetta – que deve surgir no próximo ano, o primeiro detalhe que chama atenção no carro é o perfil baixo e levemente inclinado do teto, isso somado as laterais com vincos e caixas de rodas mais evidentes e largas, o que passa mais esportividade ao sedan, o desenho dos faróis, grade e para-choque, é uma releitura diferenciada do visual visto nos atuais modelos da VW. Além disso também é impossível não reparar nas belas rodas de liga leve de 20 polegadas, outro destaque é o estilo agressivo das lanternas traseiras com recortes retos e visual futurista Full-LED.
O NMC mede 4.597 mm de comprimento, ele é sutilmente menor do que o Jetta que mede 4.64 m. Porém porém ele ganha em largura sendo mais largo até do que o Passat.
Além de belo, o coupé esportivo também é poderoso, o NMC é impulsionado por um bloco 2.0L Turbo que desenvolve 220 CV de potência, este motor é acoplado a uma caixa de câmbio automatizada de seis velocidades e dupla embreagem. A velocidade máxima anunciada é de 245 km/h, enquanto a prova de 0 a 100 km/h fica em 6.5 segundos.
Já por dentro, o NMC é menos inspirador, ao invés de um interior ultra futurista e meramente conceitual, cheio de telas touchscreen e um cluster que parece ter saído de uma nave espacial, como na maioria dos carros conceitos, o coupé de 4 portas da Volkswagen segue o tradicional e tem uma cabine idêntica ao do Novo Golf.