A Chevrolet enfim apresentou oficialmente a totalmente nova geração do Cruze, o modelo foi mostrado no China Auto Show em Pequim, reformulado por completo o Cruze ficou maior, mais aerodinâmico e esportivo e inaugura uma nova linguagem de design na Chevrolet.
Foram mais de 2 anos para o desenvolvimento desta nova geração do Cruze, ele inaugura uma nova plataforma que servirá de base para outros futuros lançamentos da GM, as medidas do sedan foram ampliadas, porém a Chevrolet ainda faz segredo quanto aos detalhes e informações técnicas.
Visualmente falando o novo design traduzido pelo slogan “Design with a Heartbeat.”, algo como desenhado com a batida do coração, apesar de bonito, traz uma sensação de que já foi visto algo igual por ai, seguindo uma espécie de moda, por exemplo o desenho da grade, dividida em duas e em forma de boca, já é bastante explorada pelas montadoras. Mas apesar disso o carro agrada, o para-brisa é bastante avançado e o capô curto, os faróis são longo e em formato de gota, o teto é curvo e as laterais possuem vincos evidentes. Já na traseira o conjunto visual exibe lanternas grandes e chamativas, que invadem as laterais do carro e a tampa do porta malas, há também um friso cromado que liga as lanternas, e um detalhe pouco comum é que a tampa do porta malas traz a terceira luz de freio (brake-light), ela é posicionada logo acima do símbolo da Chevrolet (note na foto acima).
A GM ainda não liberou imagens do interior do novo Cruze 2015, mas o esperado é que o modelo conta com um interior totalmente novo, mais luxuoso com painel de visual futurista, revestido em couro e com detalhes cromados e em Black Piano, e com alguns equipamentos inéditos como um novo sistema multimídia com tela maior e mais funcionalidades.
Na parte mecânica o novo Cruze 2016 inaugurará a nova gama de motores Ecotec da Chevrolet, porém a montadora não informa ainda detalhes sobre estes novos blocos, apenas que são menores e mais econômicos, para a China haverá duas opções de motores: 1.4 turbo com injeção direta e um 1.5 aspirado. Serão três opções de transmissão: Manual de seis velocidades, automática também de seis marchas, ou um inédito câmbio automático DSG dupla embreagem e sete velocidades. A GM fala que graças a estes novos conjuntos mecânicos o novo Cruze será entre 14 a 21% mais econômico que seu antecessor.
Ainda não se sabe a data de estreia desta nova geração do Cruze, certo é que ele de início chegará claro na China, e mais tarde provavelmente apenas na metade de 2015 chegará ao resto do mundo, a versão americana deve trazer modificações e detalhes visuais diferentes em relação ao modelo chinês mostrado aqui, porém ainda não se sabe em que nível serão estas modificações, há quem diga que esta versão americana do novo Cruze só chegue em 2016, já que este mês a GM lançou nos EUA uma versão reestilizada da geração atual do sedan (leia aqui).
Ainda não há informações sobre o futuro do Cruze no Brasil.
Fotos: divulgação GM e auto.ifeng.com
Via Carscoop.com
Respostas de 2
Tenho um Prisma… Prentendia trocar por um Honda civic… Adoro o designer dos carros da chevrolet, porém não gostava do Cruze: era muito redondo e com capo muito comprido. Parecia um búzio. Mas se ele ficar como o da última foto, vou vender tudo que tenho e compar um… totalmente diferente!
Se diminuir o capo do Chevrolet Cruze irei comprar um…