A marca sueca está trazendo para o Brasil os modelos S60, V60 e XC60 dotados do novo motor T5 Drive-E, o bloco promete mais potencia e economia de combustível e virá acoplado com uma nova caixa de câmbio, mais moderna com oito marchas Geartronic, que substituirá a antiga transmissão automática de seis velocidades usada pelos modelos.
Lançado na Europa no começo de março, os motores Drive-E foram desenvolvidos pela própria Volvo (o antigo bloco era da Ford), a versão que chegará ao Brasil será a T5 2.0 quatro cilindros turbo com intercooler, DOCH 16v, com bloco e cabeçote todo em alumínio, e injeção direta de combustível, este motor rende até 245 cv de potência e 35.7 kgfm de torque, são apenas 5 cv mais de potencia e o torque subiu de 32.6 kgfm, para 35.7 kgfm, em relação ao antigo 2.0 GTDI da Ford, porém este motor E-Drive 2.0, promete ser até 27% mais econômico. O novo bloco é ainda 22 kg mais leve.
Entre as novidades feitas pelos engenheiros da Volvo, estão novas turbinas de alimentação do turbo integrada ao coletor de ar, além de um novo catalisador mais compacto, este bloco consegue lidar melhor com a potência gerada, diminuindo a perda de energia.
Falando um pouco da nova transmissão automática Geartronic, ela foi feita especialmente para trabalhar com este novo motor Drive E, e visa também a diminuição do consumo de combustível, contando com um interessante recurso: o modo “ECO” que desacopla a marcha engatada quando o carro está em velocidades superiores a 65km/h e o motorista não está acelerando, em outras palavras é uma alternativa mais moderna e mecanicamente correta a famosa e conhecida “banguela”. Todos os modelos da linha T5 ainda conta com o sistema Start/Stpop, que desliga o motor quando o veículo para, e o volta a ligar quando o motorista tira o pé do freio.
Dados divulgados do programa de Etiquetagem Veicular, com este novo motor o Volvo XC60 T5 2.0 Drive-E faz 8.5 km/l na cidade e 11.1 km/l na estrada, um aumento considerável, já que antes o SUV sueco fazia 6.9 km/l na cidade e apenas 8.7 km/l na estrada.
Analisando o outro lado da moeda, apesar de ter ficado mais econômico, a potência e o desempenho não foram prejudicados, pelo contrário, como no exemplo do XC60, a aceleração foi melhorada consideravelmente, graças ao novo conjunto, o XC60 T5 vai de 0 a 100 km/h em 7.2 segundos, com o antigo motor e câmbio de seis marchas, ele precisava de 8.1 segundos, a velocidade máxima é de 210 km/h. Quem andou no carro diz que a retomada também foi generosamente melhorada com este novo motor.
No caso da perua V60 os dados de consumo são 13 km/l na cidade 18 km/l na estrada, já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6.4 segundos (1.2 segundos mais rápida) e a velocidade máxima é de 225 km/h.
Por fim o sedan S60 T5 Drive-E faz 10 km/l na cidade e 14.4 km/l na estrada, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6.2 segundos e a máxima também é de 225 km/h.
De início o novo motor Drive-E virá para o Brasil apenas na versão T5, 2.0 Turbo e de 245 cv, e apenas para os carros com tração dianteira, porém mais tarde chegará ao mercado também uma versão mais potente T6, com 302 cv e possivelmente se estenderá as versões com tração integral. Está nos planos da Volvo lançar ainda uma versão híbrida deste motor Drive E, que na configuração mais forte, T6 promete ter uma potência combinada de 400 cv e 60 kgfm de torque, este conjunto deve estrear no novo XC90 2015 com previsão de chegar as lojas no começo de 2015.
Confira abaixo os preços dos novo modelos da Volvo com motor T5 Drive-E:
S60 T5 Drive-E: R$ 157.950
V60 T5 Drive-E: 162.950
XC60 T5 Drive-E: R$ 162.950
XC60 R-Design: R$ 193.950