Ao contrário do Brasil, na Europa as peruas ainda continuam em alta, mesmo com a presença massante dos SUVs, elas ainda agradam por sua versatilidade, como é o caso da inédita Leon X-Perience, lançada este semana pela Seat na Europa, ela é uma perua estilosa com vocação aventureira e tração 4×4.
A receita é aquela conhecida dos aventureiros urbanos, a Leon X-Perience, traz carroceria com apliques em plástico sem pintura, para-choque frontal e traseiro com visual mais parrudo e desenho exclusivo, suspensão elevada em 15 mm, caixas de rodas e a parte inferior das laterais com proteção em plástico, além de rack no teto e belas rodas de alumínio aro 17 ou 18.
Passando para o lado de dentro, o pessoal da Seat deu um tratamento bastante interessante a Leon X-PERIENCE, os bancos receberam forrações em couro aveludado Alcantara na cor terra, o mesmo material está presente nas forrações das portas, há ainda volante com visual diferenciado e revestido em couro com costuras laranja, a mesma costura usada nos bancos. A lista de equipamentos também agrada, o Leon X Perience traz teto solar elétrico panorâmico, sistema multi-mídia com GPS e tela touch, além de display em LCD entre os mostradores do painel.
Ao contrário da grande maioria dos aventureiros urbanos, a Leon X-Perience, traz realmente uma proposta aventureira off-road, com valentia para enfrentar trechos de terra, além da suspensão elevada a perua vem com tração integral 4×4, o sistema com tecnologia Haldex é bastante moderno e distribui a tração automaticamente através da eletrônica de acordo com a necessidade entre as rodas dianteiras e traseiras, em condições normais a maior parte da força de tração é enviada para as rodas dianteiras.
O Leon X-PERIENCE chegará as lojas na Europa a partir de outubro com 4 opções de motores sendo três à diesel e apenas uma a gasolina, a versão top virá com um 2.0 TDI (turbo diesel) com 184 cv e 38 kgfm de torque, ainda movidas com diesel há o 2.0 TDI de 150 cv e uma 1.6 também TDI com 110 cv. Enquanto com gasolina haverá o bloco 1.8 TSI (turbo com injeção direta) e 180 cv de força. Na maioria das versões a transmissão será automática DSG, com dupla embreagem e seis velocidades.