O que acontece quando você equipa o SUV mais luxuoso do mundo, com um motor V8 5.0L SuperCharged de 550 CV, o resultado é o Novo Range Rover Sport SVR. Projetado para enfrentar máquinas como Porsche Cayenne Turbo, BMW X6M e Mercedes ML AMG, o modelo foi apresentado nessa segunda feira (11 de agosto), ele é simplesmente o SUV 4×4 mais veloz do planeta (e provavelmente o mais o insano).
Segundo a construtora inglesa, sua nova maquina, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.5 segundos e pode atingir uma velocidade final de 260 km/h. Nada mau para um jipão 4×4 que pesa mais de 2 toneladas. Com essa marca ele envergonharia muitos modelos da Porsche e da conterrânea, Jaguar. Alias é de um modelo da Jaguar, (o XKR-S) que veio esse bloco de 550 CV. Até então a versão mais poderosa da Range Rover contava com um V8 de 510 CV.
O design é outro destaque do jipão inglês. O SUV que é conhecido pelo design elegante e equilibrado, deixou a discrição de lado e apostou em um estilo agressivo e intimidador. Destaque para o para-choque reestilizado com as duas enormes e vistosas de entrada de ar e as rodas de liga leve de apenas 22 polegadas, destaque ainda a grande frontal com acabamento em forma de colmeia. O belo visual é completado pelos acessórios aerodinâmico como saias laterais e spoilers, difusor no para-choque traseiro, quatro saídas de escapes, além da pintura especial em dois tons.
O interior do Range Rover Sport SVR exala o tradicional luxo britânico, porém com um forte toque de esportividade e exclusividade, o modelo traz bancos esportivo tipo concha com laterais altas e encostos integrados, similar aos usados pelos carros de corrida, o mesmo vale para o banco traseiro, destaque ainda para os revestimentos em couro nobre em dois tons, vários apliques em fibra de carbono no painel e nas portas, além de uma lista de equipamentos recheada.
Além do motor mais forte, o pessoal da Land Rover também revisou toda a eletrônica e mecânica do carro, do sistema de suspensão que ganharam molas mais baixas e rígidas, ao pneus de alta performance, que foram desenvolvidos especialmente para a nova versão. O carro rodou exaustivamente em testes de performance no famoso circuito de Nurburgring Nordschleife, só para se ter uma ideia do alto desempenho, o Range Rover Sport SVR cravou o tempo de volta na casa de 8min20s nos 22 km do circuito, uma marca mais do que respeitável pelas características do veículo.
Vários componentes como suspensão, direção e freios foram desenvolvidos apenas para esta versão
O lançamento do Range Rover SVR, ocorre nesse final do Festival de Pebble Beach, nos EUA, o principal evento de carros clássicos do mundo. Segundo a Land Rover as vendas começam no início do próximo ano, na terra da rainha ele vai custar o equivalente a R$ 305.000. Além de ser o mais veloz, o SVR também é um forte candidato ao posto de o SUV mais caro do planeta.