A Suzuki acaba de trazer para o Brasil o compacto Swift Sport, com design agressivo e desempenho idem, o foguetinho de bolso chega custando a partir de R$ 74,900 e mirando em rivais, como Audi A1, Citroën DS3 e o Novo Mini Cooper.
Enquanto no Brasil, uma versão esportiva de um modelo compacto, é sinônimo de um carro com acessórios exclusivos, faixas decorativas e motorização semelhante aos demais versões. Na Europa e na Ásia a história é diferente, o Swift Sport é uma prova disso, o carro foi todo alterado em relação ao Swift normal, com preparação desenvolvida pela divisão própria para esportivos da Suzuki e o resultado disso é que o modelo apresenta um desempenho invejável, principalmente em termos de dirigibilidade.
Sob o capô, o Swift Sport traz um bloco 1.6L 16v VVT calibrado para desenvolver 142 CV de potência, ele é capaz de acelerar de 0 até os 100 km/h em 8.7 segundos. Já a velocidade máxima anunciada fica em 210 km/h. Esse bloco trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades e a relação peso/potência é de 7.5 kg/CV, são apenas 1.060 kg, 140 kg a menos do que um Audi A1.
Interior:
Já o interior a moda é japonês é bem simples, principalmente comparado ao seus rivais de grife, como o DS3 e o Mini Cooper. O painel tem um layout conservador e o acabamento não traz nada de muito especial, os únicos destaques são os bancos esportivos com apoios laterais, o volante com costura dupla revestido em couro e os pedais em alumínio.
O comportamento nervoso do Swift Sport é denunciado por acessórios externos, como a grade frontal com acabamento em forma de colmeia, para-choques com visual mais agressivo, para choque traseiro com difusor, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus de baixo perfil, e o sistema de escape com dupla saídas. O esquema de pintura em dois tons com o teto em uma cor e o resto da carroceria em outro também é interessante.
É uma pena que o preço do Swift Sport seja tão salgado, leve e potente ele deve ser um carro certamente muito gostoso de pilotar. Com o pacote opcional R – que inclui acessórios como rodas de liga leve de 17 polegadas (ao invés de aro 16) e sistema multimídia com GPS integrado, o valor que já era salgado chega a bagatela de R$ 81,990.
Pelo menos por enquanto a Suzuki não tem planos de trazer as versões mais mansas do Swift ao Brasil. Inicialmente a meta da marca japonesa é de vender 100 exemplares do Swift Sport ao mês por aqui, uma marca nada mau para um modelo que custa mais do que um Golf e mede menos do que um Gol.