A japonesa Yamaha está lançando no Brasil a naked (ou mortad) MT-09, ela chega trazendo como destaque seu visual moderno e descompromissado, sem seguir nenhuma tendência de estilo, além de um interessante e potente motor 3 cilindros, de 850 cc que é capaz de desenvolver 115 cv.
É difícil achar uma categoria para enquadrar a Yamaha MT-09, apesar de ser uma naked esportiva, ela possui dimensões diferenciadas, por exemplo: a posição de pilotagem e o guidão lembram uma moto supermotard, (moto off-road com suspensão alta e pneus slick para se correr no asfalto), o banco fica a 81.5 cm do solo, relativamente alto, porém o banco possui um recorte bastante fino o que deve facilitar a vida dos pilotos com estatura mais baixa.
Visualmente ela é simples, não traz grandes elementos de estilo, o faról dianteiro é pequeno e possui desenho em formato de trapézio invertido, as linhas do taque de combustível chamam a atenção, assim como os garfos grossos pintados em dourado, as tomadas de ar, as partes do chassi em alumínio prata, e o evidente radiador que refrigera o motor, ou seja, até mesmo a saída de escape que fica em uma posição estranha, na lateral direita, abaixo do braço da suspensão, quase embaixo da moto, enfim são essas particularidades de estilo, que tornam o conjunto visual da MT-09 interessante. De acordo com a Yamaha este estilo é oriundo do lado “negro”, do Japão, ai entram até mesmo o estilo das motos usados pelos membros da famosa máfia japonesa Yakuza.
Assim como a classificação difícil e o visual diferenciado, claro o motor não poderia ser tradicional, a Yamaha MT-09 traz um peculiar, bloco 3 cilindros em linha, com 847 cilindradas, 12 válvulas, que rende bons 115 cv de potência e 8.92 kgfm de torque, este motor vem com a tecnologia “Crossplane” desenvolvida pela Yamaha no MotoGP, entendendo isso de uma forma simples o motor encontra sempre um regime de potência ideal e linear, principalmente em baixas e médias rotações, melhorando a resposta principalmente nas retomadas e acelerações, garantindo uma ótima agilidade a moto, o sistema tenta fazer jus ao MT presente no nome desta Yamaha, que significa Mestre do Torque (Master of Torque).
Este conjunto potente somado ao baixo peso da moto de apenas 191 kg contribui para um excelente desempenho e diversão para quem pilota. Há ainda três modos diferentes de pilotagem: STD (standard) modo normal, além dos modos “A” mais agressivo e o modo “B” mais tranquilo. Pensando na segurança a MT-09 traz de série freios com ABS, com discos duplo de 298mm e 4 pistões na dianteira e disco simples de 245 mm na traseira. As rodas são aro 17 calçadas por pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
Acompanhando a receita usada em toda a moto, o painel não poderia ser comum, ele também traz estilo inusitado, na verdade não há painel, e sim um display, digital a direita do guidão, que da a impressão que foi posto ali de forma improvisada, apesar de ser pequeno ele é bem legal e completo, nele o piloto confere de forma digital, a velocidade, o giro do motor, marcha engatada, modo de pilotagem, nível do combustível, além dos hodômetro total e parcial.
Para quem gostou a Yamaha MT-09 chega em outubro nas lojas de todo o Brasil, nas cores cinza fosco com bengalas prateada, e roxo ou laranja metálicos, com bengalas douradas e grafismos no tanque.
Preço Yamaha MT-09:
R$ 35.990 (Cor Cinza Fosco);
R$ 36.590 (Cor laranja ou roxo metálicos).