A Volkswagen lançará no Salão de Paris, o Passat GTE, uma versão plugin-híbrida do sedan, ou seja, um versão híbrida que funciona com motor a gasolina e um elétrico, porém o bloco elétrico pode ter suas baterias recarregadas em uma tomada comum. Este sistema híbrido é bastante moderno e tecnológico, ele foi emprestado do VW XL1. O Passat GTE promete um consumo de até 50km/l.
O conjunto motriz do Passat GTE desenvolve 218 cv, são 156 cv vindos do motor 1.4 TSI a gasolina, este motor é o mesmo usado por exemplo no Golf, porém há um potente motor elétrico alimentado por baterias de íons de lithium, que desenvolve até 115 cv e 40kgfm de torque, eles funcionam de forma independentes ou combinada, porém quando usados de forma combinada a potência disponível é de 218 cv. O câmbio é automático de seis velocidades e dupla embreagem, a tração é dianteira.
A Volkswagen fala que o Passat GTE pode rodar por até 50 km sem beber uma gota de gasolina, no modo elétrico “E-Mode”, acionado através de um botão próximo a alavanca de câmbio, neste modo o nível de emissão de CO² também é zero. Em uso combinado (motor elétrico e a gasolina), o consumo médio fica em torno de 50km/l, ou 2 litros consumidos a cada 100km rodados, no total a autonomia do carro é de mais de 1000 quilômetros, com seu tanque de 50 litros cheio e a carga completa das baterias, ou seja, ele pode ir de Paris a Londres, e voltar para a capital francesa sem parar pra reabastecer.
Apesar de ser um híbrido, o Passat GTE tem um desempenho bastante satisfatório, no modo “GTE”, também acionado através de um botão, é modificado a resposta do motor, do acelerador e da direção para uma condução mais esportiva, neste caso o carro vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, e tem velocidade máxima de 220 km/h, já rodando apenas com o motor elétrico o Passat GTE alcança os 130km/h.
O Passat GTE começa a ser vendido na Europa a partir da metade de 2015, a nova versão será oferecida nas configurações sedan e perua.