Ele está chegando, o lançamento oficial ocorre no final do mês durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o novo Civic Si vem ao Brasil totalmente reformulado, agora importado do Canadá, em forma de um coupé esportivo bastante chamativo. Porém o preço será um tanto salgado, para um Civic, R$ 119.900.
Coupê estilo Velozes e Furiosos…
Fora do mercado brasileiro desde 2011, o Civic esportivo da Honda volta agora como Si Coupé, modelo bastante aclamado na América do Norte, principalmente pelos jovens, já que nos EUA ele é relativamente acessível custa a partir de US$ 22.890 dólares (algo em torno dos R$ 55.000), e proporciona bastante diversão e estilo a quem dirige.
Um dos motivos para a Honda ter trazido a versão coupé, ao invés da sedan que também é vendida nos EUA, é seu apelo, o Civic Si coupé, tem uma visual bastante cativante e chamativo mais de acordo a proposta de “carro de imagem” que o modelo terá no Brasil, bastante diferente do sedan, voltado a um público mais jovem, a primeira olhada fica claro se tratar de um carro diferente, um esportivo que parecer ter saído de um dos filmes do Velozes e Furiosos.
Além do fato de ser um coupé, o conjunto visual frontal é totalmente novo, a Honda equipou o modelo com um para-choque mais esportivo e agressivo, com largas entradas de ar, e com acabamento em preto brilhante, a grade também é nova, conta com friso cromado e acabamento preto, o capô também é exclusivo deste Si, possui vincos mais acentuados em relação aos demais Civics, nas laterais o que chama atenção são as belas rodas aro 18 com pneus de baixo perfil 225/40 R18.
Na traseira o novo Civic Si Coupé 2015 ostenta um gigante aerofólio, o maior já instalado de fábrica em um Civic, além de um para-choque de perfil mais parrudo, com difusor integrado e uma enorme ponteira de escapamento cromada, tudo exclusivo para esta versão Si.
Motor e câmbio…
O Civic Si 2015 é equipado com um motor 2.4 16v, i-VTEC a gasolina, capaz de entregar 206 cv de potência a 7.000 rpm, vem acoplado com um divertido câmbio manual de seis marchas, o torque é de 23.9 kgfm obtidos já a 4.400 rpm, em comparação ao antigo Civic Si Sedan, houve uma boa evolução, o antigo motor era um 2.0 16v com 192 cv e o torque de 19.2 kgfm a 6.100rpm.
Interior completo e “esportivado”…
Por dentro o painel é exatamente o mesmo do Civic normal, porém o acabamento traz uma pegada diferenciada, com bancos esportivos, revestido em tecido dois tons com um chamativo vermelho ao centro dos bancos, o painel possui revestimentos em fibra de carbono, além de mostradores na cor vermelha, volante esportivo em couro, e detalhes como pedais, manopla de câmbio, aplique no volante e na alavanca de freio de mão em alumínio.
Acima a alavanca do câmbio manual de seis marchas e abaixo o indicador de troca de marcha
Equipamentos…
Outro ponto positivo é a lista de equipamentos do novo Civic Si Coupé, o modelo vem completo, com sistema multi-mídia e de entretenimento i-MID com tela touch de 7 polegadas, câmera traseira, volante multifuncional, partida por botão, retrovisor interno anti-ofuscamento, teto solar elétrico, piloto automático, seis air-bags, entre outros itens. Destaque ainda para o indicador de trocas de marcha, ele conta com luzes que vão se acendendo, e uma luz vermelha se acende na hora exata de fazer a troca de marcha.
Espaço para 5 …
Apesar de ser um coupé o novo Civic Si tem espaço declarado para 5 ocupantes, porém para quem quiser viajar com a galera toda, terá que deixar algumas coisas, já que o porta malas é um tanto reduzido em relação ao sedan, são apenas 330 de espaço, contra 449 litros do sedan. Porém como se trata de um carro esportivo isto é justificável.
Outras características esportivas…
Só para citar algumas outras características, o Si Coupe traz um sistema de diferencial com escorregamento limitado, recurso presente em carros esportivos e de competição, que ajuda ao veículo a fazer curvas em velocidades mais elevadas, dando também mais segurança ao volante. Há ainda uma suspensão reforçada, com estrutura MacPherson na dianteira e Multi-Link na traseira, com barras estabilizadoras.
Desempenho extraoficial…
A Honda não divulgou ainda os dados de desempenho, porém segundo números estimados ele vai de 0 a 100km/h na casa dos 7.5 segundos, e tem velocidade máxima na casa dos 220 km/h. O consumo fica em 9.3 km/l na cidade e 13.2 km/l na estrada.
Aguarde mais detalhes devem ser divulgados no lançamento durante o Salão do Automóvel.
Preço e mercado..
Custando R$ 119.900, o novo Civic Si pode ter em seu preço uma desvantagem, já que o modelo da Honda, e bem mais caro do que o brasileiro está acostumado a pagar por um Civic, é mais caro que o principal rival, o VW Golf GTi 2.0 TSi de 220 cv por R$ 101.470, disputará mercado em um nicho de esportivos ainda pouco explorado, com isso acabará ainda encarando modelos premiums e de status maior como Audi A3 Sedan 1.8 180 cv R$ 118.200, Mercedes CLA 1.6 156 cv por R$ 127.900 e BMW série 3 320i 2.0 184 cv R$ 134.950, Ou seja, o Civic Si vai ter trabalho pra conquistar seu espaço no mercado brasileiro.
O novo Civic Si marca uma nova fase do mercado de esportivos no Brasil, que deve ficar ainda mais interessante em breve com a chegada de novos modelos como Renault Megane RS com um 2.0 de 265 cv ainda sem preço definido, e Subaru WRX 2.0 de 270 cv e que deve custar algo em torno dos R$ 138.000, e o Peugeot 208 GTI com um 1.6 de 205 cv, também ainda sem preço definido.