A Volkswagen mostrou uma de suas atrações para o Salão do Automóvel de São Paulo 2014. No evento que começa agora no final de outubro, a montadora revelará o Fox Pepper (pimenta em inglês), e como o próprio nome já antecipa, trata-se de um Fox mais esportivo e jovem, porém ainda conceitual, ele traz pintura em vermelho especial chamado “Red Tornado”, um novo conjunto de para-choques com desenho mais interessante e chamativo, faróis de neblina maiores, nova grade frontal em formato de colmeia com friso vermelho, faróis dianteiros com parte interna diferenciada em preto, e lanternas traseira escurecidas.
Ainda como novidades, o Fox Pepper traz apliques em plástico na carroceria, como na parte inferior das portas e nas saias laterais, teto pintado em preto brilhante, sistema de escape com ponteira dupla e belas rodas esportivas aro 15 com acabamento diamantado.
Para completar no interior do Fox Pepper a Volkswagen instalou um volante esportivo, revestido em couro e com base reta, há novos bancos com perfil mais esportivo e revestimentos em dois tons com a inscrição “Fox Pepper” estampada. Alguns detalhes como as saídas de ar no painel e a base da alavanca de câmbio, receberam contorno em vermelho. O modelo vem ainda com pedais em alumínio e um sistema multi-mídia com tela touch de 5.5 polegadas com GPS.
Na parte mecânica não há novidades, o Fox Pepper conceito, vem com o mesmo motor 1.6 16v flex de 120 cv e o câmbio é manual de seis marchas, conjunto este que está disponível na versão top Highline do novo Fox, este bloco esperto, leva o Fox Papper de 0 a 100 km/h em 9.8 segundos, e permite ao compacto alcançar a velocidade máxima de 189 km/h.
Por enquanto a Volkswagen não diz uma palavra sobre uma possível produção em série do Fox Pepper, a montadora fala apenas que “avaliará a opinião do público” durante o Salão de São Paulo. Porém não é tão difícil assim do modelo chegar as ruas, já que o carro mostrado aqui, apesar de ser um conceito traz diversas soluções que permitiriam uma produção em série, não há nada muito exagerado ou futurista que inviabilizaria sua produção, o segundo ponto é que a Volkswagen teria um bom modelo voltado ao público mais jovem e diferenciado, assim como a Fiat por exemplo faz com o Palio e o Uno Sporting.