A Honda está lançando no Brasil dois novos modelos, a CB 650F que chega como substituta da Hornet e a esportiva CBR 650F, ambas já estão sendo produzidas no Brasil e chegam com preço partindo de R$28.990 para a CB 650F e R$ 30.690 para a CBR 650F. Confira em detalhes …
CB 650F…
Com a missão de ocupar o espaço deixado pela CB 600 Hornet, que deixou de ser produzida recentemente, a Honda está lançando a CB 650F, uma moto que tem a difícil missão de assumir o legado de fãs que a Hornet conquistou, porém a Honda frisa que ela não é uma nova geração e sim uma moto completamente nova. Um ponto positivo é que enquanto a Hornet custava R$ 31.900, a nova CB 650F partirá de R$28.990.
CBR 650F…
A CBR 650F (foto acima), ficará no lugar da esportiva CBR 600F, ela se diferencia pela sua carenagem esportiva, farl diferenciado e guidão mais baixo. Compartilha o mesmo conjunto da CB 650F.
Motor…
Ambas as motos são equipadas com um motor 4 cilindros, de 649 cilindradas, que desenvolve 87cv de potência, apesar de ter sua cilindrada aumentada de 600 para 650, este novo motor tem 15 cv a menos de força em relação ao antigo motor da CB 600 Hornet. Porém a Honda ressalta que todos os componentes deste bloco são novos, e o ele trabalha mais cheio, apresenta mais desempenho em baixas rotações, já que o torque chega antes, enquanto o antigo motor da Hornet entregava potência máxima apenas aos 12.000 rpm, este novo bloco de 650 cilindradas, despeja 80% de seu torque máximo já aos 8.000 rpm.
Outras novidades bem vindas ou não…
Como a Honda disse em seu comunicado a imprensa, não se trata de uma nova geração da CB 600 Hornet e da CBR 600F, e sim motos completamente novas, por isso há alguns pontos importantes, o chassi é totalmente novo, porém deixou de ser feito em alumínio para dar adotar a uma armação mais tradicional feita em aço. Outro ponto que foi simplificado, foi o conjunto de suspensão, na dianteira as novas motos apresentam um garfo simples e não tipo investido como na Hornet, ou seja, a peça perdeu um pouco de sua pegada e função esportiva. O peso da CB 650F é de 192 kg (195 kg com ABS). Lembrando que a CB 600F Hornet pesava 4 kg a menos, 188kg (193 kg com ABS). Já a CBR 650F pesa um pouco mais 195 kg ou 197kg quando equipada com ABS.
Freios e pneus…
Ambas motos contam com discos duplo na dianteira com 320mm, enquanto na traseira há um disco único com 240mm, o sistema de freio é da renomada marca Nissin. As rodas são aro 17, com pneus 120/70-ZR17M/C na dianteira e 180/55-ZR17M/C na traseira.
ABS…
Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F trazem a opção do freio ABS, o item de segurança custa R$ 2.200 para ambos os modelos.
Seguro…
Um ponto que vale a pena ser comentado é o seguro, como a CB 650F é uma moto nova e ficou um pouco mais simples em relação a Hornet, com isso o seguro deve ficar mais barato, e sua procura por ladrões deve ser menor, para ajudar ainda mais a Honda lançará uma plano de seguro exclusivo para os proprietários das motos, com preços mais acessíveis. Lembrando que a Hornet tinha como grande problema o alto índice de roubo e seguro exorbitante praticamente impossível de ser feito. Fato que pode ser um atrativo para as novas motos, já que muitos sempre desejaram ter uma CB 600 Hornet na garagem mas ficavam receosos devido a grande ocorrência de roubos da moto.
Cores…
A naked CB 650F será vendida em duas opções de cores: preta (para a versão de entrada e com ABS) e a pintura tricolor – branca, azul e vermelha, HRC, inspirada na moto usada pela Honda nas competições, porém este tema de pintura tricolor estará disponível apenas para a versão equipada com ABS.
Já a CBR 650F terá como opção de cor o vermelho ou o branco, sendo que a pintura branca será disponível apenas com ABS.
Confira abaixo os preços das nova CB 650F e CBR 650F:
CB 650F STD – R$ 28.990
CB 650F ABS – R$ 31.190
CB 650F ABS Team HRC – R$ 31.690
CBR 650F STD – R$ 30.690
CBR 650F ABS – R$ 32.890