Clique na imagem para ampliar
A Volkswagen acaba de entrar na onda das peruas esportivas, a montadora alemã radicalizou ao lançar nesta terça-feira (18 de novembro), no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos EUA, a Golf R Variant. Versão extrema da perua Golf que conta com motor 2.0, 4 cilindros, turbo, capaz de desenvolver nada menos do que 300 cv de força.
Lembrando que o VW Golf já possuía a versão “R” em sua configuração normal hatchback, porém esta é a primeira vez que a versão perua Variant, recebe uma configuração esportiva, e o resultado agrada bastante.
Clique na imagem para ampliar
Segundo a montadora a versão agrega alta performance e praticidade, ou seja, o feliz dono desta perua, pode levar as crianças pra escola, se divertir ao dar uma acelerada em uma pista de corrida e na volta pra casa ainda passar no mercado e fazer a compra do mês, aproveitando o amplo porta malas de 605 litros, (1620 litros com o banco traseiro rebatido).
Visualmente a Golf R Variant traz um estilo que indica seu temperamento invocado, na dianteira o para-choque foi alargado, ganhou tomadas de ar maiores, que além de refrigerar o motor, também auxiliam na refrigeração dos freios, outros detalhes “R” são: As belas rodas aro 19, saias laterais, difusor no para-choque traseiro, escapamento com 4 ponteiras cromadas, aerofólio, detalhes como retrovisores e rack no teto na cor prata, faróis bi-xênon com LED diurnos.
A suspensão que foi rebaixada em 20 mm, conta com molas e amortecedores esportivos, a Volkswagen andou muito com o carro em testes no circuito de Nurburgring para ajustar a suspensão, freio e direção da perua.
Por dentro também há atrativos, foram instalados novos bancos esportivos com revestimento em couro e Alcantara, novos detalhes em alumínio, o logo R em algumas partes, iluminação especial na cor azul na cabine, novos mostradores no painel com agulhas azuis, destaque também para a lista de equipamentos, que passa a contar com itens como ar-condicionado automático digital e um sistema multi-mídia com tela gigante. Opcionalmente o modelo pode vir com revestimento em couro Nappa que simula fibra de carbono, além de teto solar panorâmico.
Deixamos o melhor para o final, vamos falar do motor e desempenho do Golf R Variant. O motor 2.0 TSI é o mesmo do Golf GTi que tem 220cv, porém na versão R este bloco despeja 300 cv potência e um pesado torque de 37.7 kgfm, ele tem seu ímpeto controlado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades DSG, e para garantir o máximo de estabilidade o Golf R Variant vem com tração integral 4×4, 4Motion.
Números divulgados pela Volks, afirmam que a Golf R Variant vai de 0 a 80 km/h em 3.8 segundos, 0 a 100 km/h em apenas 5.1 segundos, e tem sua velocidade máxima limitada eletronicamente por questões de segurança aos 250km/h. Interessante é que como se trata de um motor 4 cilindros, seu consumo é bastante contido, a perua Golf R pode fazer até 14.3 km/l.
Outro ponto interessante é a eletrônica embarcada, a Golf R Variant, assim como o Golf R normal, vem com um sistema eletrônico chamado “Driving Profile Selector”, ele permite ao motorista escolher entre diferentes modos de pilotagem: Eco, Normal, Individual e Race, na qual vários ajustes do carro são alterados, como a reposta do acelerador, o tempo das trocas de marchas, sensibilidade do volante, intervenção do controle de tração e de estabilidade.Um detalhe o controle de estabilidade pode se desligado no modo Race, deixando toda a missão e diversão de segurar o carro nas mãos do piloto.
Na Europa as vendas da Golf R Variant começam em 2015, e apesar de estar sendo mostrada nos EUA, ainda não há confirmação se a perua esportiva será comercializada por lá.