Apesar do nome familiar, o Kia Rio não é, e nem por enquanto deve ser vendido no Brasil, a montadora acaba de mostrar a versão americana do novo Rio 2016, o modelo será lançado no Salão de Chicago 2015 e chegará as lojas nas versões sedan e hatchback com 4 portas. O carro traz como novidades o visual da dianteira que foi reformulado, além de um interior revisto, mais sofisticado.
A geração atual do Kia Rio foi lançada em 2011, agora pra 2015 a montadora optou apenas por fazer uma leve plástica na geração atual, mudanças mesmo são a nova grade, a peça ficou maior, e mais moderna e também mais de acordo com os últimos lançamentos da Kia, o para-choque frontal também foi redesenhado, ficou mais moderno e elegante, com tomadas de ar maiores, além de receber novos faróis de neblina e frisos cromados, os faróis ganharam luzes diurnas em LEDS.
O Rio ainda ganhou duas novas opções de pintura para a carroceria e novas rodas. No mais tudo igual ao modelo vendido desde de 2012.
Por dentro o Kia Rio, tanto sedan quanto hatch, ganharam novos revestimentos nos bancos e nas forrações das portas, foram instaladas novas espumas de alta densidade nas colunas A e B, para diminuir o nível de ruído, o carro ainda traz novos revestimentos em Black Piano no painel e detalhes cromados.
Entre os itens oferecidos, o Kia Rio 2016 virá com um novo sistema multi-mídia com interface SiriusXM, de série ele virá com rodas de liga leve aro 17, discos ventilados de 11 polegadas, suspensão com ajuste esportivo e volante revestido em couro. A versão top SX ainda contará com câmera traseira, volante com regulagem de altura e profundidade, bancos em couro com aquecimento, botão de partida sem chave e teto solar elétrico.
Na parte mecânica não houveram mudanças o motor é o 1.6, quatro cilindros, de 138 cv de potência e 16.7 kgfm de torque, o câmbio é automático de seis velocidades para a versão hatch e manual de seis marchas para o sedan, que traz transmissão automática como opcional.
Abaixo você confere os vídeos oficiais de apresentação do novo Kia Rio 2016: