Descrito pela marca como o a criação mais intensa e emocionante feita por eles até então, o Aston Martin Vulcan é um supercarro legalizado apenas para se andar nas pistas fechadas, feito para competir com os mais rápidos supercarros da atualidade, ele traz visual futurista e diferente de tudo o que a Aston Martin já fez, além de um potente motor 7.0 V12, aspirado, capaz de desenvolver mais de 800 cv de potência.
O visual do Vulcan é extremamente futurista, ele segue uma linguagem de estilo própria, com formas agressivas e aerodinâmicas, note na dianteira os faróis pequenos e com pontos de LEDs, segundo o chefe de design Marek Reichman, este design foi inspirado nos carros de corrida e deve ser utilizado na próxima geração dos carros da marca, destaque ainda para o diferente e sofisticado sistema de LEDs na traseira do carro (foto abaixo).
Seu projeto foi desenvolvido em parceria com a divisão de competição da Aston Martin, o Vulcan conta com motor dianteiro, porém posicionado mais atrás em relação ao eixo frontal, para melhorar a distribuição do peso, por isso também o capô mais longo. Suas características seguem os padrões encontrados nos carros de competição de Endurance da FIA, na categoria GTE.
Ele conta com tecnologias como chassi tipo monocoque totalmente em fibra de carbono, suspensão vinda das pistas de corridas, com tecnologia anti mergulho, e o sistema Multimatic’s Dynamic Suspension Spool Valve, com amortecedores ajustáveis e barras anti rolagem na dianteira e traseira, freios ABS ajustáveis pelo motorista, e controle de tração variável.
Ainda para as pistas o modelo conta com diferencial integral limitado, eixo cardã em fibra de carbono, freios da marca Brembo, com discos de cerâmica e carbono com 380 mm de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira.
Por dentro, assim como por fora o Aston Martin Vulcan é todo futurista, o interior é divido em duas partes distintas, sendo todos os comandos voltados para o motorista, inspirado em um painel de uma aeronave, outro ponto interessante é que o interior do carro é praticamente todo feito em fibra de carbono, o material está exposto em quase tudo, como painel, volante e portas, no lugar dos mostradores há uma tela colorida, o volante também possui um desenho bastante diferente.
O motor V12 7.0 litros, e 800 cv virá acoplado com uma transmissão de competição montada na traseira, Xtrac de seis velocidades, com trocas sequenciais, através de borboletas atrás do volante. As rodas são aro 19 medidas 345/30 R19 calçadas por pneus de corrida da Michelin.
Serão produzidas apenas 24 unidades do Aston Martin Vulcan, para assegurar que o feliz proprietário do bólido não fará nenhuma besteira ao pilotar o modelo, quem comprar o carro fará parte de um programa de pilotagem intensivo, para aprender a guiar nas pistas de corrida, guiado pelo experiente piloto vencedor de Le Mans, Darren Turner, na qual o candidato a dono do Vulcan, aprenderá técnicas de pilotagem, incluindo andar com modelos como o V12 Vantage S, One 77 e o Vantage GT4 de corrida, para ai poder desfrutar de todo o potencial do Aston Martin Vulcan, serão uma série de eventos começando em 2016.
A Aston Martin nem fala de preço do Vulcan, porém por todo o desempenho e exclusividade do carro, é melhor nem questionar, o lançamento do carro acontecerá no Salão de Genebra, agora em março.